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Como usar o flash fora da câmera?

O fotógrafo Carl Spring explicou as 5 variáveis que você precisa dominar para fotografar com um flash fora da câmera em um artigo para o site Digital Photography School. Carl mostra na prática como regular a Velocidade do Obturador, a Abertura, a Potência do flash, o ISO e a Distância do flash ao objeto. O artigo é um pouco mais longo do que o habitual, mas é necessário para você ter informações bem completas e exemplos bem claros para entender como usar o flash fora da câmera.

1. Velocidade do obturador

Uma noiva modelo atirou contra um fundo escuro em um local pouco iluminado.
A luz ambiente para esta foto era horrível, então eu a removi. Deixei o obturador em 1/200 e encontrei uma abertura para matar a luz ambiente. Em seguida, defino a potência do flash para criar isso.

O principal uso da velocidade do obturador ao usar o flash fora da câmera é que você pode escurecer ou clarear a luz ambiente. Isso inclui o plano de fundo e outras fontes de luz, como luzes da sala e velas, etc. Ao usar a velocidade do obturador, você pode alterar a quantidade de luz ambiente na foto sem alterar nenhuma outra variável. A razão para isso é que um flash consumirá toda a sua energia na menor fração de segundo (o mais rápido que 1/20000 segundos em alguns flashes). A velocidade do obturador será menor que isso e, portanto, não afetará a potência do flash.

Há também outra coisa que afeta o uso da velocidade do obturador, a sincronização do flash da sua câmera. A sincronização do flash é a velocidade máxima em que você pode gravar o flash. Isso geralmente ocorre em torno de 1/200 de segundo. Há uma explicação técnica para isso e maneiras de fotografar mais rapidamente, mas não abordarei isso neste artigo, pois não quero sobrecarregá-lo com informações. Lembre-se de que você não pode colocar a velocidade do obturador mais rápida que a sincronização do flash.

Velocidade do obturador na prática

Ao pensar em usar o obturador em fotografias com flash fora da câmera, você precisa decidir quanto da área circundante você deseja incluir. Se fotografar retratos ao ar livre em um lindo céu ou pano de fundo, convém equilibrar a exposição com o flash para aproveitar ao máximo a localização. No entanto, se você estiver gravando em ambientes fechados com iluminação feia ou pouco agradável, remova totalmente toda a luz ambiente. A velocidade do obturador é a chave para fazer isso. Vejamos isso com uma série de imagens.

Em todas as imagens, a única coisa que alterarei é a velocidade do obturador. Tudo o resto permanecerá idêntico. A abertura é f / 16, ISO 100. Minha potência do flash é 1/4. Para a primeira foto, defino a velocidade do obturador para a velocidade máxima de sincronização (1/200). Como você pode ver nesta imagem, o fundo é subexposto para efeito e o modelo é iluminado pelo flash.

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
O modelo é iluminado por flash. As áreas em que o flash não bate são muito mais escuras (lado esquerdo do rosto)

À medida que diminuo a velocidade do obturador, desta vez para 1/100 de segundo, você pode ver que o céu está mais claro e as áreas mais escuras do modelo que não são atingidas pelo flash são menos severas. Eu permiti mais uma parada de luz na câmera, mas apenas para a exposição ambiental devido à velocidade da luz proveniente do flash.

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
Veja como o céu está mais brilhante e as áreas mais escuras não são tão severas. Isso ocorre porque o obturador permite que mais luz natural entre na câmera.

Por fim, reduzi a velocidade do obturador para 1/60 para dar a exposição ambiental correta para o céu e usando o flash como preenchimento para qualquer sombra no modelo.

Uma foto de um manequim usada para ilustrar os primeiros passos no flash fora da câmera.  A boneca é baleada contra um céu nublado.
Com um ambiente e flash equilibrados, o flash preenche qualquer sombra no rosto do modelo.

Observe como a iluminação do flash não mudou. Isso ocorre porque a abertura controla a exposição do flash. Você também pode usar sua abertura ou ISO para aumentar ou diminuir a luz natural que entra na câmera, mas lembre-se de quando alterá-las, também será necessário alterar a potência do flash.

2. Abertura

Ao começar. A maneira mais fácil de pensar sobre as coisas é que a velocidade do obturador controla a exposição do ambiente e sua abertura controla a exposição do flash. Eu sei que é um pouco mais sutil do que isso, na realidade, mas ao aprender, você quer que as coisas sejam o mais simples possível. Sabemos que a velocidade do obturador controla quanto tempo o obturador da câmera fica aberto. Sua abertura, no entanto, controla quanta luz entra na câmera, não por quanto tempo. Como a potência do flash é muito rápida para ser afetada pela velocidade do obturador, você a controla alterando a abertura. Se a imagem estiver superexposta, você precisará fechar a abertura e, se estiver muito escuro, deverá abrir a abertura.

Definir a abertura na prática

Para mostrar isso em ação, veja as imagens abaixo. Em todas as imagens, manterei o obturador em 1/200 de segundo e meu ISO em 100. Primeiro, ajustei o flash em f / 4. Como você pode ver, a imagem está superexposta. Isso significa que eu preciso fechar um pouco a abertura. 

Uma foto de uma boneca contra um pano de fundo azul.  A imagem está superexposta.
f / 4 está superexposta. Eu preciso mudar a abertura.

Em seguida, em f / 8, você pode ver que fechei a abertura muito longe. A imagem está muito escura, então preciso abrir um pouco mais a abertura.

Uma imagem subexposta de uma cabeça de bonecas contra um fundo azul.
Em f / 8, a imagem está muito escura. Eu preciso mudar a abertura.

Finalmente, aqui está a foto em f / 5.6 . Como você pode ver, esta é a exposição correta.

A cabeça de bonecas contra um fundo liso exposto corretamente
Finalmente, em f / 5.6, tenho a exposição correta.

Como você pode ver, não alterei nenhuma outra variável de exposição, apenas a abertura. Alterar a velocidade do obturador não terá impacto porque o flash descarrega sua energia tão rapidamente. Agora que troquei minha exposição, minha iluminação será idêntica todas as vezes.

Dica bônus

Aqui está a mesma imagem capturada com a mesma abertura e um obturador de 1/100 de segundo. Como você pode ver, a alteração da velocidade do obturador não fez diferença na exposição.

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
Alterar o obturador para 1/100 não fez diferença para a exposição final.

3. Potência do Flash

A potência do flash é simplesmente a quantidade de energia que o flash pode produzir. Isso varia de flash para flash.

Em termos de introdução, um Speedlite é mais do que bom. Isso significa não fotografar na parte mais brilhante do dia (a menos que você esteja na sombra), mas é super acessível e a melhor maneira de começar com o flash fora da câmera. Tal como acontece com o disparo no modo manual, você deseja aprender com o flash no modo manual. Isso ajuda com consistência. Se você definir o flash para 1/2 energia, cada clique desse flash terá metade da potência. Essa consistência é a chave para dominar o flash. 

Em termos de poder, você começa com força total, que às vezes também é conhecida como 1/1. Essa é a maior quantidade de luz que seu flash pode produzir. A maioria dos flashes modernos funciona em pequenas paradas de 1/3, mas para simplificar as coisas enquanto você aprende, você realmente precisa se preocupar com as seguintes saídas:

  • 1: 1
  • 1/2
  • 1/4
  • 1/8
  • 1/16
  • 1/32
  • 1/64
  • 1/128

Cada uma dessas configurações equivale a 1 ponto completo de luz produzido pelo flash. Portanto, mudar o flash de potência máxima (1/1) para meia potência (1/2) reduz a quantidade de luz emitida em um ponto. Mudar de 1/1 para 1/4 reduz em dois pontos, etc. 

Lembre-se de que as paradas a que se refere são sua abertura, pois é isso que controla a exposição do flash. Se você olhar para a tabela abaixo, ela será explicada com mais clareza.

POTÊNCIA FLASH1/11/21/41/81/161/321/64
ABERTURAf / 16f / 11f / 8f / 5.6f / 4f / 2.8f / 2

Como você pode ver, se o flash na potência máxima fornecer uma imagem corretamente exposta em f / 16, a meia potência reduzirá para f / 11 e assim por diante. Esse relacionamento é a chave para dominar o flash. Metade da potência = 1 ponto de luz. 

4. Onde a ISO se encaixa nisso tudo?

Fotografar um flash com potência máxima é menor que o ideal. Pode haver algumas circunstâncias em que você não pode evitá-lo, mas as baterias ficam mais rápidas, demoram mais para recarregar entre as fotos e, em alguns casos, podem superaquecer o flash, fazendo com que ele não funcione. Idealmente, você quer trabalhar com meia potência ou menos. ISO é onde você pode fazer isso acontecer. Ao dobrar seu ISO, você permite mais uma parada de luz na câmera. Portanto, você pode reduzir a potência do flash e ainda obter a aparência desejada. Por exemplo, uma imagem com ISO 100 e uma potência de flash ou 1/1 será a mesma que uma imagem com ISO 400 e 1/4 de potência de flash.

ISO na prática 

Decidi que quero fotografar em f / 8 e ISO 100. Para fazer isso, o flash deve estar em 1/1. Para chegar a 1/4, significa que vou perder duas paradas de potência do flash.

Ao iniciar com o flash fora da câmera, seu ISO é algo que você precisa para reduzir a energia do flash.  Aqui está um exemplo em ISO 100 e potência do flash ou 1/1
Aqui está a imagem em ISO100 e potência do flash 1/1.

Para manter a mesma abertura, giro meu ISO de 100 para 400, portanto, dando-me mais duas paradas de luz na câmera. A imagem é praticamente idêntica

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
No ISO 400, a exposição e o flash a 1/4 de potência, a imagem é quase idêntica.

É tudo um ato de malabarismo, e a ISO existe para ajudá-lo a ajustar. No entanto, aumentar o seu ISO vem com mais ruído . Porém, a maioria das câmeras DSLR e sem espelho pode facilmente atingir o ISO 800 e ainda ser de ótima qualidade. O ISO também pode ajudar a obter a exposição ambiental correta, mantendo a velocidade do obturador necessária – especialmente quando a luz cai. Uma dica simples é: se você precisar dobrar seu ISO para obter mais luz ambiente, diminua a potência do flash em uma parada para compensar.

5. Distância do flash ao objeto

Guardei isso para o final. Este é o mais técnico quando se trata de entender o flash (e envolve as leis da física). 

A distância do flash ao seu assunto é regida pela Lei do Inverso do Quadrado. Esta lei declara:  

A intensidade de um efeito, como iluminação ou força gravitacional, muda na proporção inversa ao quadrado da distância da fonte.

Agora, tenho certeza que você está lendo esse pensamento, o que diabos isso significa? Bem, isso significa que a quantidade de luz é reduzida pela distância. Veja o diagrama abaixo, cortesia da Wikimedia:

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
Toda vez que a distância dobra, a potência cai em 3/4.
Imagem: Borb / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)

A maneira mais fácil de ver isso no sentido da fotografia é sempre que você duplicar a distância entre a luz e o objeto, a quantidade de luz será reduzida para 1/4 do que era. O que também acontece é que toda vez que você dobra essa distância, você tem mais espaço para trabalhar. Isso é realmente útil se você estiver fazendo uma foto em grupo. Novamente, embora isso seja difícil de explicar com palavras, veja o diagrama abaixo.

Um diagrama do flash fora da câmera e como a distância é afetada pela lei do quadrado inverso.
Se você estiver fazendo uma foto em grupo, deseja afastar o flash dos objetos para evitar problemas com a exposição na imagem

Distância entre o flash e o assunto na prática

Agora que entendemos a lei do quadrado inverso, podemos usá-la em nosso proveito. Todas as imagens serão gravadas no mesmo fundo azul. Nas duas imagens, ajustarei a exposição em 1/200, f / 16 em ISO 100. Manterei a exposição igual alterando a potência do flash. O modelo está a 1,5 m do fundo. Começo com o flash próximo ao assunto (30 cm). Você pode ver que o fundo é preto. Isso ocorre porque a luz está próxima ao objeto. Portanto, a diferença de exposição entre o sujeito e o fundo é enorme devido à lei do quadrado inverso. 

Uma cabeça de manequim mostrando a lei do quadrado inverso em ação.  A cabeça está próxima do flash, escurecendo o fundo
Com o flash a 30 cm de distância do modelo, o fundo fica praticamente sem luz devido à lei inversa do quadrado e à queda de luz.

Agora, ao retroceder a luz, a diferença no poder da luz entre o sujeito e o fundo é muito menor devido à lei do quadrado inverso. A distância entre o modelo e a luz agora é de cerca de 2m. Para manter a exposição a mesma, tive que aumentar a potência do meu flash em 6 paradas impressionantes. Neste exemplo, passou de 1/128 para 1/2 para manter a mesma exposição. Como você pode ver na imagem abaixo, o modelo final e o fundo estão bem expostos devido ao movimento da luz para trás.

Começando com o flash fora da câmera em fotografia: técnicas
Com o flash mais distante do fundo, a exposição cobre o modelo e o fundo.

Bem, depois de todas essas informações e exemplos agora é com você. Pratique bastante e com certeza terá resultados excepcionais usando o flash fora da câmera.

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