Como Fiz a Foto: Henrique Grandi, fotógrafo da banda Angra
O Como Fiz a Foto de hoje vai matar a curiosidade tanto de profissionais da fotografia como de fãs do metal. Conversamos com o fotógrafo paulista Henrique Grandi e ele contou, em detalhes, como produziu a foto abaixo da banda Angra. A imagem faz parte do encarte do álbum Secret Garden, lançado recentemente. Confira abaixo o relato de Grandi, com várias fotos ilustrando o passo a passo da ideia à execução.
O início: A ideia inicial para essa foto veio de uma conversa que tive durante uma sessão fotográfica que fiz com o guitarrista do Angra, Kiko Loureiro, para um patrocinador. Nesta época, a banda estava em pré-produção do novo disco e ele me disse que imaginava uma foto que não revelasse muito a face dos músicos, algo que fosse meio misterioso. Mas até então não era nada definitivo, apenas ideias.
Após uns 20 dias dessa sessão fotográfica, quando a banda já estava na Suécia gravando o disco novo, eu produzi uma imagem (abaixo) para mostrar a eles o que eu havia entendido da conversa com o Kiko, que apresentou para o resto da banda e todos aprovaram.
Então, depois de várias sugestões, desenhos e referências, fomos afinando e sofisticando o que seria a nossa imagem final que iria para o encarte do disco. Nessa etapa surgiu a possibilidade de fazermos a banda iluminada de contra luz por um veículo.
Como a foto foi feita: O produtor da banda me “brifou” que queriam algo relacionado ao tema de aviação e definiu que faríamos a sessão de fotos no museu da TAM, em São Carlos. Então fiz uma visita prévia na locação, junto com meu assistente Ronder William, e após olharmos toda a coleção de aviões disponíveis, chegamos a conclusão de que para essa imagem, ficaria melhor dentro do avião cargueiro Búfalo, devido a todas as texturas presentes no seu interior, desde as paredes, janelas, chão e teto, acrescentando muitos detalhes à imagem.
Como iluminação optei por usar apenas um Fresnel de 2000w da Arri com uma gelatina alaranjada, posicionado de contra luz no interior da cabine do piloto. E utilizamos uma máquina de fumaça para criar essa cortina atrás dos músicos com o intuito de ressaltar ainda mais a silhueta de cada um.
Para essa foto em específico, eu solicitei que os músicos viessem andando em minha direção para deixar a cena um pouco mais dinâmica.
Depois de garantida essa foto principal, eu posicionei um flash de estúdio de 200w com um softbox de frente para eles para criar variações da imagem, desta vez mostrando os músicos iluminados. Posteriormente foi utilizada para a capa da revista Roadie Crew de Janeiro de 2015.
Acho legal dizer que todas as fotos desta sessão fotográfica foram feitas com a câmera plugada ao computador, o que facilitava ao produtor e aos membros da banda acompanharem em tempo real como o trabalho estava ficando e quais eram os pontos que precisavam ser alterados, um verdadeiro trabalho de equipe.
O restante das imagens das duas diárias de fotos com a banda você pode conferir no meu site. Lá também eu conto como foram produzidas as demais fotos: www.henriquegrandi.com