As polêmicas no mundo da fotografia

O mundo da fotografia às vezes continua calmo por muito, muito tempo, tanto que a gente até esquece a que nível uma polêmica consegue chegar. E na última semana tivemos não só uma, mas 3 polêmicas:

A foto de Beyonce grávida, que gerou muita discussão sobre a fotografia e a arte, com comentários intermináveis sobre a qualidade ou não da foto
Sebastião Salgado admitindo que estava errado sobre o futuro da fotografia, mas ainda cutucando o que é feito com smartphone
A Nikon admitindo prejuízos e cancelando lançamentos, alimentando os boatos sobre seu futuro incerto

O fotógrafo e autor do livro “Como Fazer Vídeos” Armando Vernaglia Jr. preparou um ótimo vídeo com comentários sobre esses assuntos polêmicos. Em certos pontos, o discurso de Vernaglia serve inclusive como um bela puxão de orelha para todos nós, alertando sobre a necessidade de sabermos sempre mais. Assista:

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Acredito que a fotografia digital foi uma evolução em relação à fotografia impressa no papel. Ampliou possibilidades em vários pontos. Para mim, não matou a fotografia, mas, pelo contrário, impulsionou a fotografia. Porém, um detalhe. Prefiro um bilhão de vezes fotografar usando uma máquina fotográfica digital de verdade e não um celular ou smartphone. Até uma máquina compacta como a Nikon p600 é melhor do que um smart. Não consigo fazer uma imagem boa da minha filha de um ano no celular para mandar no zap para minha irmã que mora em outra cidade. O bebê não pára. Isso é só um mínimo exemplo do qual péssimo é fazer “fotos” em celular, eu poderia citar muitos outros. Sem dúvida fazer foto de celular é uma porcaria. E mais, os smarts têm que ser trocados pelo menos uma vez a cada dois anos, ou uma vez por ano, porque estragam. Isso é apenas uma indústria querendo ganhar bilhões e bilhões, fazendo uma propaganda totalmente mentirosa, enganosa e falsa, querendo vender a imagem de que, com um smartphone o consumidor pode fazer “fotos” boas. O que eles querem é que o consumidor troque de aparelho a cada ano. E, infelizmente, vejo muito gente caindo nessa. Odeio celular para fazer “foto”!!! Dizem que isso é tão moderno, mas na verdade a imagem de smart é como aquelas máquinas antigas que todo mundo tinha que prender a respiração para fazer a foto, porque senão, saía borrado, “olha o passarinho!” Alguém lembra disso? Fotografia digital, ótimo! Mas usando máquina fotográfica de verdade! Tenho medo que esse lixo chamado smartphone destrua a indústria de máquinas fotográficas. É por isso que eu odeio essa porcaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *