Artista põe super-heróis em fotos clássicas
Manipulação e montagem acompanham a história da fotografia. É inegável, entretanto, que a tecnologia digital e o pós-processamento elevaram esses expedientes a níveis que certamente causariam espanto no pessoal que “limou” Trotsky da iconografia da Revolução Comunista.
Com tanta facilidade atual, muita gente acaba posicionando a montagem no cerne de sua produção artística. Há ideias interessantes, originais e surpreendentes; outras hilárias ou completamente descabidas – a imagem digital, como o papel, parece aceitar tudo.
Um exemplo dessa variada – e, por vezes, amalucada – produção está no trabalho de um fotógrafo e ilustrador indonésio chamado Agan Harahap. Conforme mostrado no site da revista Época, o sujeito, talvez saudoso da juventude rodeada de gibis de super-heróis, resolveu se apropriar de imagens históricas da Segunda Guerra e de episódios da Guerra Fria e inserir no contexto figuras de super-heróis.
A série chama-se Super Hero. Tem desde o Batman passando uma tropa de paraquedistas em revista, o Hulk entre mujahedins, até Darth Vader (neste caso, um vilão, da série cinematográfica Guerra nas Estrelas), posando com líderes mundiais. Talvez a ideia do artista fosse refletir sobre a possibilidade de tais eventos jamais terem existido, caso tivéssemos um mundo ideal como o dos quadrinhos. Mas talvez tudo não passe mesmo de brincadeira.