5 razões por que você não está evoluindo na fotografia?
Mais cedo ou mais tarde durante nossa jornada fotográfica, a maioria de nós se sente preso e como se não fosse a lugar nenhum. Parece que não estamos fazendo nenhum progresso e que nada que fazemos nos torna melhores na fotografia. Soa familiar? O fotógrafo Pete Coco explicou cinco razões pelas quais o progresso simplesmente não acontece para a maioria dos fotógrafos.
1.VOCÊ ACHA QUE JÁ É ÓTIMO
Quando começamos a aprender uma nova habilidade, podemos ficar excessivamente confiantes, mesmo quando nossos conhecimentos e habilidades ainda são muito baixos. Isso tudo faz parte do efeito Dunning-Kruger, e não se preocupe – é completamente normal. Contanto que você seja curioso, aberto a aprender coisas novas e aceitando críticas, você está no caminho para se tornar melhor .
No entanto, algumas pessoas ficam presas neste estágio de se sentirem excessivamente confiantes e não abrindo espaço para melhorias. Eles não aceitam críticas construtivas e não querem realmente melhorar. Em vez disso, eles apenas pensam em desculpas ou se sentem pessoalmente ofendidos quando alguém oferece uma opinião honesta ou crítica construtiva. Se você se reconhece nisso, saiba que tem conserto. Mas você precisa trabalhar em si mesmo, pensar por que você não consegue aceitar críticas, encontrar suas inseguranças e enfrentá-las.
2. VOCÊ ACHA QUE É UMA MERDA
O outro grupo de pessoas que parece não avançar está exatamente no lado oposto do espectro. Em vez de pensar que eles são ótimos – eles pensam que não são. De forma alguma. Essa também pode ser uma das etapas de aprendizado e de aprimoramento, mas hoje não estamos falando sobre isso.
Estamos falando daqueles que pensam que são péssimos mesmo no começo. E quem acha que é uma merda pensa: “Por que se incomodar?” Então, em vez de tentar melhorar ativamente, eles tendem a simplesmente desistir no primeiro obstáculo. Se isso é algo que ressoa com você, você deve aprender a aproveitar o processo de aprendizado e aceitar os obstáculos e erros como parte integrante do seu crescimento. E como aqueles que pensam que são ótimos, você se beneficiará olhando profundamente dentro de si mesmo, encontrando suas inseguranças e lidando com elas.
3. VOCÊ É PREGUIÇOSO
Esta foi uma “pílula difícil de engolir” para mim pessoalmente. Se estou sendo completamente honesto comigo mesmo, muitas vezes fico preso não apenas na fotografia, mas em outras coisas da vida simplesmente porque estou sendo preguiçoso. Não me entenda mal, todos nós ficamos preguiçosos às vezes, e todos nós precisamos de dias preguiçosos para descansar da agitada vida cotidiana. Além disso, minha própria “preguiça” às vezes não é preguiça, mas a falta de vontade causada pela depressão.
No entanto, quando é a pura preguiça que nos impede, existem maneiras de superá-la. Pete sugere criar uma lista de objetivos de longo e curto prazo e mantê-la em algum lugar onde você possa vê-los com frequência. Isso manterá seus objetivos em mente e o inspirará a fazer as coisas.
Também costumo fazer listas de tarefas muito pequenas que precisam ser feitas. Relacionado à fotografia, isso pode ser tão pequeno quanto carregar a bateria da minha câmera, limpar minhas lentes, transferir fotos para o computador… Você entendeu. Então, quando reconheço que estou sendo preguiçoso, me forço a fazer uma dessas tarefas – o que muitas vezes me leva a mergulhar mais fundo no projeto ou até mesmo concluí-lo.
4. VOCÊ NÃO SABE O QUE QUER
Ah, aqui está outra história da minha vida. Às vezes achamos que estamos sendo preguiçosos, mas o que nos impede é, na verdade, não sabermos o que queremos. No meu caso, quero muitas coisas ao mesmo tempo e muitas vezes acabo não fazendo nenhuma delas ou fazendo a maioria apenas parcialmente.
Outro problema é ter uma ideia muito ampla do que você quer. Por exemplo, “eu quero ser um bom fotógrafo” significa muitas coisas! Se esta é a sua ideia, está dificultando saber exatamente o que você quer alcançar e em que direção você quer ir.
Então, o primeiro passo é descobrir exatamente o que você quer alcançar como fotógrafo. Por exemplo, você gosta de música ao vivo. Você poderia ser um fotógrafo de concertos. Pense em quais tipos de shows e shows você quer filmar, quais bandas e até mesmo os tipos de locais. Depois de descobrir isso, você pode trabalhar nessa lista de metas mencionadas acima e começar a progredir.
5. VOCÊ NÃO ACREDITA QUE PODE FAZER ISSO
Ok Pete, agora me sinto atacado. 🙂 Depois de descobrir seus desejos e objetivos, é essencial que você acredite que pode alcançá-los. Porque se você acredita que não pode fazer isso – você não pode. É simples assim. Isso pode ser excessivamente simplificado, mas é a verdade.
Ninguém precisa acreditar em você, a não ser você mesmo, para ter sucesso. E se você acredita que não é capaz de atingir seus objetivos, é hora de mudar esse paradigma mental. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer (confie em mim), e a melhor coisa que posso sugerir aqui é a psicoterapia. Isso o ajudará a aprender a acreditar em si mesmo e, acima de tudo, a ser mais gentil consigo mesmo.
Assista também o vídeo do Pete Coco no YouTube: 5 razões pelas quais você não está crescendo como fotógrafo [via DiyPhotography]