Profissão

Por que os fotógrafos ruins ACHAM que são bons?

O quanto você é bom fotógrafo na realidade e quanto você está se superestimando? Difícil de responder, né! Mas é fato que geralmente não temos uma visão muito precisa de nossas reais habilidades e é comum superestimar ou subestimar nossas capacidades. Existe um fenômeno chamado efeito DunningKruger, que leva indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que restringe sua capacidade de reconhecer os próprios erros.

Foto: Pexels

Por isso, o fotógrafo inglês Jamie Windsor fez um vídeo no seu canal no Youtube dando 5 dicas de como escapar do efeito Dunning-Kruger e ter uma visão mais objetiva de suas habilidades como fotógrafo:

1. Cuidado para não se sentir confortável demais. Se desafie e sempre tente fazer algo novo fazer sair da zona de conforto e achar que já sabe tudo ou já explorou todas as possibilidades na fotografia.

2. Aprenda a deixar de lado as fotos e ensaios antigos que você teve bom resultado. Sim, elas ficaram boas, mas fazem parte do passado. Seu objetivo tem que ser melhorar sua fotografia e não ficar repetindo sempre a mesma fórmula antiga que deu certo. Se voltar sempre ao trabalho antigo significa que não está progredindo.

3. Peça feedback e críticas de bons fotógrafos regularmente sobre a qualidade de suas fotos. Isso pode ser difícil, mas ouvir uma crítica dura, que atinge você, provavelmente, será muito importante para você não subestimar suas habilidades e busca evoluir constantemente. Importante, não considere como críticas as opiniões de haters e trolls que postam comentários em suas fotos no Instagram, por exemplo, eles são um bando de perdedores tentando puxar todos para o buraco que estão. Ouça pessoas e críticas de profissionais que entendem realmente de fotografia e da profissão.

Foto: Lisa Fotios / Pexels

4. Sempre continue aprendendo. O mundo está sempre avançando e todo dia existem coisas novas para aprender. Então, não ache que sabe tudo e que não há nada de novo para aprender. Se você ficar parado, automaticamente, está ficando para trás.

5. Entenda que se sentir mal por seu trabalho antigo é um sinal de que está evoluindo, ou seja, se você olhar suas fotos antigas e achar que elas são ruins isso é um ótimo sinal para você evoluir e buscar novas maneiras de desenvolver suas habilidades. Se você olhar para fotos que fez há 3 anos e achar que elas são incríveis, provavelmente, há algo de errado na sua percepção, mas se você olhar e se sentir envergonhado isso é um bom sinal e significa que você avançou.

Sensacional as dicas, né! Se quiser ver o vídeo completo, assista abaixo:

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário