5 coisas para comprar antes de adquirir uma nova câmera

Sempre que são lançadas novas câmeras, ficamos com aquela vontade de comprar o novo modelo, mas será que é a coisa certa a fazer? Será que você precisa mesmo de uma nova câmera? Ou consegue estender o uso da atual e investir no que realmente é importante para seus ensaios e fotos no dia-a-dia? No caso acessórios essenciais como lentes, cartões de memória, etc. Estas dicas são especialmente para aqueles que possuem câmeras com lente intercambiável. Confira abaixo alguns equipamentos interessantes de comprar antes de investir em uma nova câmera.

  1. Novas lentes

Pode dar uma coceirinha caso a marca que você usa tenha acabado de lançar uma câmera ligeiramente melhor que a sua. Mas talvez essas novas “features” do recente lançamento não sejam tão importantes comparadas a aquisição de uma nova lente.

Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt

E se caso você esteja começando mesmo e só tenha uma lente, tá aí a dica de ouro: compre outra. Se você já esgotou as possibilidades do equipamento que tem, muito possivelmente uma nova lente abrirá uma nova gama criativa de ideias para você. Para os experientes, a dica é pesar bem se a câmera nova vai melhorar seu trabalho. Porque, como sabemos, certas lentes são muito caras. Às vezes é o caso de comprar aquela lente especial que é o preço da nova câmera. Se não tem, que tal comprar uma cinquentinha (50mm)? Uma lente super clara, com bastante nitidez e super versátil para fotografar vários tipos de fotografia com um preço super bom. Veja neste post as melhores lentes para cada área da fotografia.

  1. Cartões de Memória

Cartão de memória nunca é demais. E se você possui uma câmera com dois slots de cartão, melhor ainda. Para os novatos, vale a pena investir em um cartão novo e rápido. No caso do SD (ou microSD), se você tiver um cartão classe 10, já está ótimo. A classe é aquele numerozinho pequeno dentro de um circulo que vem anotado nos cartões. Para o CF (Compact Flash) este número deve estar acima de 60MB/s; sendo 90MB/s uma boa velocidade.

Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt

Você pode usar cartões grandes caso faça vídeos ou fotos com muitos megapixels, como 16GB e 32GB. Mas o melhor seria repartir essa capacidade em vários cartões. Assim você se forçará a trocar o cartão (caso tenha só um slot na câmera) e isso pode até lhe salvar. Às vezes os cartões podem falhar e nada pior do que perder muitas horas de trabalho difíceis de recuperar depois. Veja aqui opções para comprar em vários vendedores.

  1. Case e Leitor de cartão de memória

Se você comprou vários cartões e deixar eles jogados dentro de sua bolsa, não vai adiantar muito. O melhor é deixar seus cartões de memória guardados em um case especial. Evita que peguem sujeira e amassem. Outra dica é ter um leitor de cartão de memória. Hoje em dia, a maioria dos computadores já vem pelo menos com a entrada SD. É o caso de ter o leitor se você usar outro tipo de cartão, como o Compact Flash.

Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt

Mas, mesmo que seu laptop já possua entrada de cartão, é interessante ter na necessidade de usar vários cartões ao mesmo tempo ou de transferir arquivos para outro computador que não tenha esse tipo de entrada. Fora que muitas vezes a entrada do cartão em um laptop não é muito acessível, o que pode danificar seu cartão com o tempo. O leitor de cartão é móvel, fácil de visualizar e colocar os cartões.

  1. Alça ergonômica de câmera

A maioria das marcas já enviam com a câmera sua própria alça padrão. O problema é que elas não são muito ergonômicas e deixam a câmera pendurada no pescoço. Isso pode causar dor e, depois de um tempo de uso contínuo, até mesmo problemas de saúde.

Foto: Suzi Pratt
Foto: Suzi Pratt

Existem alças que podem ser presas na cintura, que são as mais recomendadas. Outra opção é a correia que prende a câmera ao pulso, mas que pode levar o peso para outro lugar sensível e também causar dor.

  1. Luz de LED

Uma luz adicional para fotos tanto em ambientes internos como externos sempre é bem-vinda. Mas nem todo mundo tem um flash dedicado ou gosta de trabalhar com esse tipo de luz, então uma boa alternativa são os painéis de LED de luz contínua. Um exemplo desse tipo de luz é o lume cube, um mini iluminador de Led para Câmeras DSLR super versátil e com um preço acessível.

Tem mais alguma ideia de equipamentos essenciais para se ter antes de investir em uma nova câmera? Deixe aqui nos comentários pra gente!

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Seria interessante pensar também em HDs Externos (mais de 1) para backup e backup do backup. Uma bolsa de qualidade para Câmera e Lentes, um bom tripé e filtros para inovar nas fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *