Tendência

Qual a melhor lente para 10 tipos de fotografia

Muitas pessoas e fotógrafos não sabem exatamente qual a melhor lente para fotografar determinada área ou segmento. Por isso, fizemos um guia rápido e objetivo para você saber qual é a melhor lente para comprar para cada tipo de fotografia e conseguir imagens de alta qualidade. Assim, você não corre o risco de perder dinheiro comprando lentes que não servem para seu objetivo. Por isso, veja as lentes para fotografar 10 áreas da fotografia: pessoas, casamentos, alimentos, paisagens, arquitetura, ambientes interiores, imóveis, esportes, viagens e rua. Se quiser saber os preços de cada lente basta clicar no link em azul em cada modelo.

Qual a melhor lente para fotografar pessoas?

Para fotografar pessoas você precisa de uma lente que deixe bem nítido os detalhes do rosto e expressões dos personagens. Também precisa de uma lente que deixe o fundo bem desfocado, e assim, a pessoa na foto fica com bastante destaque. Por isso, a melhor lente para para fotografar pessoas deve ser com a distância focal entre 50mm a 85mm e com abertura de pelo menos f/2.8, mas preferencialmente f/1.8. Ou seja, você pode comprar uma lente 50mm f/1.8 ou uma 85mm f/1.8. Normalmente, a 50mm é a mais barata.

Qual a melhor lente para fotografar pessoas
Matheus Bertelli / Pexels

Qual a melhor lente para fotografar paisagens?

Se sua intenção é fotografar paisagens a melhor opção é uma lente que consiga captar toda cena, ou seja, você precisa de uma lente grande angular. Por isso, a lente ideal para fotografar paisagens é entre 10mm a 24mm, ou seja, você pode comprar uma lente 10-18mm ou uma lente 10-24mm. E diferente da fotografia de pessoas que você precisa de lentes 1.8 ou 2.8, você não precisa se preocupar com isso na fotografia de paisagens. Apenas use um tripé e abertura acima de f/11 para deixar as fotos com bastante profundidade de campo e nitidez.

Qual a melhor lente para fotografar paisagens
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar casamentos?

Para fotografar casamentos você precisa de uma lente versátil para, ao mesmo tempo, fotografar pessoas, no caso a noiva, noivo, pais, família e convidados, como também uma lente para fotografar detalhes da decoração, comidas e a arquitetura do ambiente. Por isso, é importante ter uma lente com diferentes distâncias focais. Assim, a melhor lente para fotografar casamentos, sem dúvida, é a lente 24-70mm f2.8. Não é uma lente barata, obviamente. Mas por ela cobrir diferentes distâncias é a mais indicada e isso tem um preço mais salgado. Porém, se pra você não for viável comprar essa lente, uma alternativa seria comprar duas lentes fixas: uma lente 35mm e uma lente 85mm.

Qual a melhor lente para fotografar casamentos
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores?

Muitas pessoas e empresas (imobiliárias) precisam fazer fotos interiores e da arquitetura de suas casas e apartamentos para locação, venda ou marketing de design. Porém, não é qualquer lente que permite captar perfeitamente todo o ambiente de um quarto, banheiro, sala ou cozinha. Se você comprou uma câmera com a lente do kit, por exemplo, vai ter dificuldades para fazer as fotos. Por isso, a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores é uma lente grande angular com distâncias focais entre 10 mm a 24 mm.

Assim sendo, você pode comprar uma lente 10-18mm ou uma lente 10-20mm ou uma lente 10-22mm ou uma lente 10-24mm. Todas são excelentes para fotografar ambientes interiores. E aqui não se preocupe em comprar uma lente clara, com abertura de 1.8 ou 2.8. Isso não é necessário porque você deve fotografar com um tripé e usando uma abertura pequena! Então, compre lentes com aberturas de f/4 a f/5.6.

Qual a melhor lente para fotografar imóveis, arquitetura e interiores
Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar esportes?

Fotografar esportes realmente é um desafio tanto para o fotógrafo e quanto para seu equipamento fotográfico. Você precisa de uma câmera com um corpo resistente e que possa focar objetos em movimento com rapidez. E a lente precisa ter um zoom poderoso para captar detalhes de pessoas ou objetos que estão super longe de você. Por isso, a melhor lente para fotografar esportes é uma teleobjetiva de 100 a 400mm. E importante! Uma lente com essa distância focal e que tenha uma boa estabilização de imagem.

Qual a melhor lente para fotografar esportes
Foto: Pexels

Já em relação a abertura é um pouco mais complicado. As lentes teleobjetivas são super caras, então, inicialmente, você pode começar com lentes de abertura f/3.5 a f/5.6. Veja opções aqui. A lente mais comum entre fotógrafos profissionais de esporte costuma ser a 400mm f/2.8. Outra lente presente no kit dos fotógrafos de esporte é uma 70-200mm f/2.8 para objetos não tão distantes. Mas como falamos essas lentes mais claras de f/2.8 são bem caras, então considere começar com lentes de abertura de f/3.5 a f/5.6.

Qual a melhor lente para a fotografia de rua?

A maioria dos fotógrafos de rua prefere a lente 50mm f/1.8 para fotografar na rua. Por quê? Porque ela consegue capturar o assunto principal e seu entorno, ambiente. Afinal, a lente 50mm reproduz basicamente o que vemos com nossos olhos. Caso prefira uma lente com uma distância focal um pouco maior, que capte ainda mais o cenário, então compre a lente 35mm f/1.8. Porém, essas duas lentes são fixas e você vai precisar fisicamente se aproximar ou se afastar dos objetos para alterar o enquadramento. Então, se preferir o conforto de uma lente zoom, a alternativa mais versátil para fotografar na rua seria a lente 24-105 mm. Assim, você pode fotografar objetos próximos em grande angular ou aproximar objetos distantes com zoom.

Foto: Pexels

Qual lente comprar para fotografar viagens?

Numa viagem de férias você vai fotografar paisagens, a arquitetura da cidade, monumentos, pontos turísticos, ambientes internos em hotéis, museus ou restaurantes, além, é claro, de pessoas, seja retratos seus, de seus familiares e amigos ou de pessoas nos ambientes. Por isso, você vai precisar de uma lente muito versátil para captar tudo em espaços pequenos, como também ter um zoom para aproximar objetos mais distantes, ou seja, você precisa de uma lente tudo em um. Assim, você não vai precisar ficar trocando lentes e carregando um monte de equipamentos. Por isso, a melhor lente para fotografar viagens é uma lente 18-200mm. Essa maravilha de objetiva, consegue cobrir todas essas situações com toda comodidade e flexibilidade que você precisa.

Foto: Pexels

Qual a melhor lente para fotografar alimentos?

Para fotografar alimentos é fundamental uma lente de qualidade e com bastante nitidez. Por isso, uma lente super barata e que tem excelentes resultados para fotografar comida é a lente 50mm 1.8. Com essa lente, que é bem clara e capta bastante luz, qualquer “bafinho” de uma luz de janela, por exemplo, será suficiente para iluminar bem os alimentos. Além disso, é uma lente que vai captar como muita nitidez todos detalhes dos alimentos, o que é super importante para esse tipo de fotografia.

Qual a melhor lente para fotografar alimentos
Foto: Pexels

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *