11 objetos do dia a dia para o fotógrafo carregar por aí

É comum, como fotógrafos, querermos ter os mais variados acessórios e equipamentos possíveis. Porém, podemos fazer coisas que estão na nossa gaveta. E isso ajuda, aliás, a economizar um pouco. Afinal, câmeras e principalmente lentes não são muito generosas na hora do preço de compra.

O truque aqui é pensar como o MacGyver: descobrir de que forma, com criatividade e diversão, você pode utilizar objetos cotidianos na fotografia. Aqui estão alguns achados e perdidos que podem ser encontrados em casa ou em lojas por um preço baixo, além de sugestões de como utilizá-los.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Espelho

Pequenos espelhos são excelentes refletores para todos os tipos de foto ao ar livre, incluindo retratos e close-ups. Espelhos acrílicos são relativamente leves e vão durar mais na mochila do fotógrafo. Dá pra encontrar até em farmácia, caso você já não tenha um em casa. Os espelhos são refletores super eficientes e altamente direcionais, bons para suavizar de uma área de sombra intensa ou a criação de um preenchimento em um retrato, por exemplo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  1. Sacola plástica de mercado

Digamos que, de acordo com o fabricante, sua mochila ou bolsa fotográfica é à prova d’água. Caso você não queira colocar isso a prova, arriscando danificar equipamentos, pode usar sacolas plásticas, daquelas que encontramos em mercado, para guardar pequenos equipamentos ou até uma câmera em caso de chuva. Ou mesmo para fotografar na chuva, protegendo a câmera. Você pode usá-las também como guarda-chuva improvisado e até bloqueador (ou refletor) de luz, dependendo a espessura da sacola. O interessante é ter mais do que uma sempre, só por garantia. Elas não pesam nem ocupam espaço na mochila, se bem dobradinhas.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Lanterna

Uma lanterna barata pode salvar seu dia (ou da noite, se for o caso). Lanternas pequenas são muito divertidas quando se trata de criar light-paintings de contorno, enquanto luzes maiores podem ser usadas para pintar interessantes padrões de fundo (em uma parede de tijolos em um retrato, por exemplo). Um feixe ajustável é ainda melhor se você pode pagar o custo extra. Laternas são ótimas para descobrir acessórios pequenos perdidos no fundo de uma bolsa fotografia preta.

Foto: Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Sacos plásticos Ziplock

Sacos Ziplock são bons amigos do fotógrafo e é bom nunca viajar sem eles. Os grandes podem ser ótimos para cobrir a câmera em dias de chuva ou vento com poeira. Eles também são ótimos para manter os documentos, bilhetes de avião, passaportes, horários de ônibus e mapas limpos, secos e organizados.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Mini corda de Bungee Jump

Você vai encontrá-las no corredores de camping das lojas de departamento ou esportivas, ou mesmo na internet, por volta de R$ 30. Essas pequenas cordas são de grande ajuda na hora de fazer amarrações das pernas do tripé para fixa-lo em algum terreno (em caso de vento, por exemplo, ou inclinação do terreno). Bom para uma solução rápida no caso de uma alça da câmera quebrada também. Com várias cordinhas, é possível prendê-las umas às outras, aumentando a extensão da corda se for necessário.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Fita isolante

Materiais se estragam nos piores momentos – alças de câmera arrebenta, mochila rasga, aqueles confortáveis ​​tênis velhos também. A fita isolante não é a coisa mais elegante do mundo, mas pode ser de grande ajuda para imprevistos. Ela tem a maioria das qualidades de fita adesiva, mas vem em rolos menores e mais baratos (e costuma ser mais durável). Você provavelmente tem um rolo de fita isolante em alguma gaveta.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Garrafa de Spray

Pingos de chuva ou algumas gotas de orvalho da manhã pode fazer maravilhas para fotos de close-ups em flores e plantas. Mas você não vai precisar se levantar antes do galo cantar ou esperar que o orvalho esteja lá naturalmente. Em vez disso, levar uma garrafa de água pequena com spray pode ajudar. Ajustando o bocal ou a distância de pulverização, é possível ajustar o tamanho e quantidade das gotículas também. Combine isso com um conta-gotas e você tem controle gota final. Este truque funciona com modelos se você quiser um olhar brilhante ou molhado. Apenas certifique-se de avisá-los antes de usar o spray (e com certa distância). Também funciona com fotografia de produtos como cervejas gelada ou outros que precisem de aparência molhada.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Conta-gotas + glicerina

Se você planeja chegar muito perto do seu assunto ou apenas quer controle total sobre o posicionamento gota, esta configuração vai servir melhor do que a garrafinha de spray. Aqui está um truque que vai poupar tempo: preencher um conta-gotas com glicerina e colocar as gotas precisamente onde você quer que elas fiquem (a pétala da flor, um galho, etc). As gotas pegajosas de glicerina vão esperar pacientemente enquanto você compõe a macro perfeita. Você pode até mesmo coloca-las no lugar com um palito. Serve também para fotografia de alimentos.

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Copos de papel

Hoje em dia em muitos eventos encontramos copos de papel, biodegradáveis, que substituem os tradicionais de plástico. Se você cortar a parte inferior do copo de papel pode fazer um acessório para seu flash. Dessa forma, você conseguirá mais facilmente direcionar a luz, por exemplo, para criar um feixe. Você também pode usá-lo com a sua fita isolante preta e montá-lo em sua lente criando uma espécie de parassol. Você geralmente não terá que se preocupar muito com o exterior do copo, caso seja desenhado. O importante é que o interior é branco, sendo assim você não deve ter nenhum efeito esquisito no seu padrão de luz (a não ser que você queira).

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Prato de papel como refletor

Da mesma forma que o copo, você pode colocar o prato em volta da lente da câmera, criando um ótimo refletor para retratos ou close-ups. E a partir daí você pode cortar o prato e transformá-lo em cone para afinar a reflexão da luz ou mesmo usá-lo como um pequeno rebatedor de luz, colando papel alumínio no prato. A ideia é ser mesmo o MacGyver da fotografia!

Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
Foto: Dan Bracaglia/Divulgação
  1. Mini chave de fenda

Esperamos que a sua câmera não vá começar a perder partes por aí, mas outros equipamentos mecânicos podem precisar de uma apertadinha no parafuso: tripés, óculos de sol, entre outros com parafusos muito pequenos. Por menor que seja, um parafuso solto em uma cabeça de tripé pode arruinar um ensaio fotográfico. Um kit de chaves de fenda pode custar menos de R$ 10.

FONTE: POP PHOTO

newborn_banner

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Tá, lá vamos nós pro baú do fotógrafo, que se pensar bem acaba tendo mais tralha do que bolsa de mulher… Mas considerando que tudo, ou quase tudo, pode ter alguma utilidade, tirando o espelho, que dá um reflexo horroroso e duro de matar, a lanterna até que é uma boa pedida; o saco plástico pode servir para atenuar um flash exagerado; um ziplock também tem seu lugar se não esquecer que se vai guardar uma objetiva nele e como pode esquecer de tirar, ponha junto um saquinho de sílica porque ele guarda muita umidade; um spray pega bem para borrifar superfícies, já o conta-gotas é uma frescura se nome, mas que pode ter sua chance prá pingar o colírio no olho que o sol queimou. O resto (copo e prato) não merece nem análise e finalmente um jogo de chaves é sensacional, talvez acrescido de uma chave de grifa e duas inglesas, porque o carro pode entregar os pontos.Está aí o baú (não vamos chamar de bolsa, por favor) do fotógrafo previdente…