Inspiração

Fotógrafo elogiado por Sebastião Salgado vende imagens para ajudar famílias carentes

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Natural de Ruy Barbosa, no interior da Bahia, o fotógrafo Noilton Pereira registra o cotidiano das famílias carentes de onde vive. Através da Internet, ele consegue vender as imagens para conseguir dinheiro para ajudar as pessoas que são personagens de suas imagens. São 10 famílias carentes e, como explicou para o iPhoto Channel, cada cesta básica para cada família custa R$ 150, totalizando R$ 1500 que ele deseja levantar para ajudar a todos.

“Estamos pedindo ajuda das pessoas para garantir alimento para as famílias carentes”, disse ao portal.

Para comprar fotos de Noilton Pereira e participar da campanha basta entrar em contato com o fotógrafo através do Whatsapp 75 999785506 ou pelo Facebook do fotógrafo. Recentemente o fotógrafo participou do programa Caldeirão do Hulk, onde foi elogiado por ninguém menos que Sebastião Salgado (veja abaixo).

Noilton trabalha como radialista e aprendeu a fotografar por conta própria. Em entrevista ao site Leia Já ele conta que começou tirando fotos com um celular e depois passou a fazer registros com câmeras mais simples que ganhou de presente das pessoas que acompanhavam o seu trabalho.

“Nunca comprei uma máquina fotográfica porque eu não ganho dinheiro com a fotografia, sabe? Não tenho como fazer investimentos nessa área, já que toda a minha renda das fotos eu repasso para as dez famílias carentes que me comprometi a ajudar”

Noilton se considera amador, porém, suas imagens são fortes e apresentam uma expressividade que as afastam do registro banal. Casebres de taipa, candeeiros acesos com diesel, animais mortos, apego à fé e a rotina árdua são os principais temas registrados em suas fotografias.

“O meu trabalho é contar as histórias do povo do Sertão com a fotografia. Sou um artista e historiador. Como eu sempre morei aqui, o meu papel de parede é essa paisagem que retrato nas minhas imagens. O mandacaru, a casa de farinha, o homem do campo, os animais como o jegue e todo o universo sertanejo.”

Para conhecer mais sobre o trabalho de Noilton Pereira e saber como adquirir uma de suas fotografias, acesse seu FacebookInstagram ou Twitter.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!