Série de Alessandro Gruetzmacher na Fauna

Ponta do Coral I, Florianopolis, 2010_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

O catarinense Alessandro Gruetzmacher, contemplado na edição 2012 do prêmio Funarte Marc Ferrrez, exibe a partir de 22 de outubro na galeria Fauna, em São Paulo, sua série premiada: Litorâneas.

A mostra conta com 20 imagens em preto e branco captadas entre 2012 e 2012, através da técnica de longa exposição. Alessandro retratou detalhes e paisagens do litoral catarinense como forma de redescobrir o litoral onde vive.

“Essa série se apropria de uma linguagem há muito esquecida pelas necessidades diárias na produção fotográfica. Utilizando longa exposição, tão necessária nos meados do século XIX, busco uma nova leitura imagética sobre as paisagens litorâneas, a qual nos faz contemplar as paisagens num ritmo desacelerado”, explica o fotógrafo nascido em Pomerode, região centro-norte de Santa Catarina, e residente em Florianópolis.

O fotógrafo Claudio Edinger escreveu a apresentação da série. Para ele, a obra de Alessandro “fala da solidão, fala do infinito, fala da importância de se olhar o mar. A obra desse artista catarinense aprofunda o mistério, mostra o som do silêncio, passa horas vendo o mar e alegra a alma”.

Litorâneas fica em cartaz na Fauna Galeria até 7 de dezembro, com entrada gratuita. Abaixo, mais fotos da série:

Trapiche III, Florianoopolis, 2012_

Sem tiitulo, Saao Jose, 2011_

Praia do Matadeiro V, Florianopolis, 2011_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

Praia da Joaquina II, Florianopolis, 2011_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

Ponta do Gravata II, Florianopolis, 2012_Alessandro Gruetzmacher_FAUNA GALERIA

 

Artigos relacionados