Câmeras, lentes e iluminação Curiosidades História da Fotografia

Você sabia que antigamente as câmeras fotográficas usavam disquete?

iphoto-cameras-digitais-com-disquete-sony-mavica-fd7-3
Livro - Sem Medo do Flash

Na era em que fotos são transferidas sem nem precisar de um fio plugando à câmera fotográfica, é engraçado lembrar o quão difícil já foi a vida dos fotógrafos digitais. Quem tem por volta de 20 anos deve lembrar que os computadores usavam disquete para guardar arquivos. Pois bem, as câmeras usavam o mesmo aparato.

iphoto-cameras-digitais-com-disquete-sony-mavica-fd7-4

No vídeo abaixo, o canal do Youtube The 8-Bit Guy mostra diversas câmeras que usavam todo tipo de disquete, como a Sony Mavica FD7, de 1997. A câmera fotografava com um sensor CCD de resolução 640×480 pixels.

“O maior desafio para os usuários de câmera digital nos anos 90 era simplesmente descobrir como transferir as fotografias da câmera para o computador”, diz o apresentador David Murray.

A conexão USB, apesar de ter sido inventada em 1996, apenas começou a estar disponível nos computadores em 1998, um ano depois do lançamento da Mavica. No vídeo, a câmera é mostrada em funcionamento, e para os nostálgicos dá até pra ouvir o barulhinho do disquete gravando/armazenando (bem devagar) a foto por volta dos 5:30 minutos. E a partir dos 10 minutos já vários exemplos de fotos com a FD7.

iphoto-cameras-digitais-com-disquete-sony-mavica-fd7-1

Diferente dos pequenos cartões SD e os não-tão-grandes-assim CompactFlash, os disquetes ocupavam um espaço enorme. Sim, literalmente, um espaço físico grande, pois eram bem maiores em tamanho. E muitíssimo pequenos em espaço de armazenamento.  Se você fotógrafo ou fotógrafa já se vê numa saia justa com um cartão de 4GB, por exemplo, imagina poder fazer apenas 20 fotos. Sim, 20 fotos, menos que um filme analógico comum de 24 poses. Daí o negócio era trocar o disquete.

iphoto-cameras-digitais-com-disquete-sony-mavica-fd7-2

Semana da Fotografia 2017
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail