Recentemente, muitas coisas estranhas e, às vezes, absurdas estão acontecendo no mundo da fotografia. Depois de uma fotógrafa apagar todas as fotos do casamento porque o noivo não a deixou fazer uma pausa para comer e beber água, agora um passageiro foi preso porque estava manuseando uma câmera vintage e vendo fotos de câmeras antigas durante um voo.
A confusão aconteceu durante o voo 4817, da American Airlines, no último sábado (11 de outubro), que tinha decolado da cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos. No meio do voo, uma mulher avisou a tripulação de que um passageiro, que estava próximo do seu assento, estava vendo fotos e vídeos de bombas e estava mexendo em botões de um estranho artefato. Segundo relatado pelo New York Times, a mulher acreditou que o homem estava se preparando para cometer um ato terrorista durante o voo.
Diante da denuncia, o avião fez um pouso de emergência no aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e o suspeito foi retirado do voo e foi preso na pista por agentes do FBI e policiais da Autoridade Portuária. Porém, tudo não passou de um grande equívoco.
Na realidade, o passageiro estava apenas vendo fotos e vídeos de câmeras antigas e estava mexendo nas configurações de uma câmera vintage que levou consigo durante o voo. Porém, a mulher se apavorou depois que o passageiro pegou o “estranho artefato” e começou a mexer em suas regulagens. Ela pensou que ele estava ajustando o cronômetro do detonador de uma bomba.
O suspeito de terrorismo, que na verdade era um apaixonado colecionador de câmeras vintage, foi forçado a deitar-se no chão e foi minuciosamente revistado pelo FBI. Suas malas também foram revistadas e os policiais encontraram apenas outras câmeras vintage. Veja abaixo dois vídeos que mostram o suspeito sendo detido na pista do aeroporto, a evacuação e medo dos outros passageiros ao sair do avião:
So the end of our flight got interesting pic.twitter.com/gdJSUUG906
— Laura (@lbrgdl) October 9, 2021
Depois de ficar detido por várias horas pelos policiais da Autoridade Portuária e agentes federais, o apaixonado por câmeras vintage finalmente liberado e inocentado de qualquer irregularidade. Nem o modelo da câmera vintage com aparência de bomba, nem a identidade do homem foram divulgadas pelas autoridades e ele ainda não se pronunciou publicamente sobre o infeliz incidente.