Fotografia básica: ISO, velocidade e abertura

Nenhum profissional que se apresente como tal tem dúvidas quanto a isso, mas, para iniciantes na arte de fotografar, uma tríade reza um mantra misterioso: diafragma, obturador e sensibilidade ISO. Porém, não há evolução fotográfica sem que se decifre o enigma desses três aspectos importantes da mecânica da captura de imagens. Ou seja, se você quiser passar da fase automática da sua câmera, precisa saber como funcionam a velocidade, abertura e o ISO (ou ASA).

Por sorte, o que não falta na internet é gente disposta a partilhar o que sabe. O fotógrafo paulistano Leonardo Mendonça é um deles. Formado em propaganda e marketing, Leonardo é um fotógrafo de família. No vídeo abaixo, ele deixa de lado essas especialidades para lidar en passant com a “santíssima trindade” da fotografia. Acompanhe:

Artigos relacionados

8 Comentários

    1. Leonel, no início do vídeo, disse que o mesmo era destinado a pessoas LEIGAS que querem aprender um pouco mais sobre fotografia. Peço pra lembrarem que menos é mais. Logo, se eu digo pequena abertura, quero dizer grande, mas que lembrem que o número é pequeno.

      Um abraço

  1. Olá, gostaria de um vídeo explicando como usar esses 3 recursos juntos. Por exemplo que abertura devo usar quando aumento o ISO, ou diminuo, qual velocidade, etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *