“Uma das crianças que fotografei não comia uma maçã há mais de três anos”
Por causa da terrível crise econômica e política que vive a Venezuela, desde 2014, mais de 4 milhões de pessoas saíram do país e vivem como refugiados no exterior. O fotógrafo Gregg Segal (que fotografou crianças em todo o mundo cercadas por itens de sua dieta diária – leia aqui), agora registrou, na Colômbia, a história de mulheres e crianças que foram forçadas a fugir de suas casas na Venezuela.
“Eu suspeitava que eles tinham muito pouco para comer durante suas viagens da Venezuela, e esse era o caso. Eu tinha ouvido falar sobre o colapso da economia venezuelana. Com a inflação fora de controle, o dinheiro na Venezuela é praticamente inútil. Uma das crianças que fotografei, Nathalia, não comia uma maçã há mais de três anos por causa dos preços disparados. Uma única maçã custa mais de 5.000 bolivianos – cerca de US $ 12. Tivemos maçãs no estúdio durante as fotografias e foi muito bom ver Nathalia mastigando uma!”, relatou Segal.
Segal foi, especificamente, para a cidade de Bogotá e registrou os refugiados com os itens pessoais que conseguiram trazer de suas casas na Venezuela e também os alimentos que possuem para sobreviver neste momento. Esta série fotográfica feita por Segal está sendo usada para estimular a arrecadação de fundos em prol dos venezuelanos. “Os doadores recebem impressões fotográficas como recompensa por sua contribuição e o dinheiro arrecadado ajuda a cobrir o custo dos cuidados médicos essenciais para mães e crianças que fugiram para Bogotá”, disse Segal ao site My Modern Met.
Por fim, Seagal também refletiu sobre a importância dos fotógrafos se envolverem com questões sociais e humanitárias: “Os fotógrafos podem esclarecer questões sociais enquadrando-as de uma maneira que não foram consideradas ou visualizando problemas de maneiras que não foram claramente vistas ou sentidas. As imagens se conectam com o público em nível interno. Vivemos em uma era visual e as imagens transmitem problemas sociais com rapidez. O velho ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras nunca foi mais verdadeiro”.
Questões sociais deveriam ser documentadas em seu ambiente real. Levar os venezuelanos refugiados na Colômbia para estúdio tira um pouco a essência do propósito de despertar para essa difícil situação.