Um erro comum na fotografia de retrato, porém fácil de resolver
Quando você está tirando retratos, tem muito o que pensar: fotometria, composição, pose e muito mais. Portanto, é fácil esquecer alguma coisa. Neste vídeo do canal Adorama, o fotógrafo David Bergman aponta um erro comum na fotografia de retrato: não prestar atenção ao plano de fundo.
David nos lembra desse erro tão comum, cometido até mesmo por fotógrafos de retrato experientes, deixando algo como uma árvore ou um poste de luz cruzar a cabeça do sujeito. É um erro compreensível: você está focado principalmente no assunto e na exposição correta, e no momento, você pode nem percebe, mas é importante levar um segundo para também avaliar o plano de fundo.
Um poste ou árvore pode reduzir a atenção do sujeito e parecer um pouco estranho, já que a incapacidade do olho de ver o resto do objeto faz parecer que está crescendo a partir da pessoa. Claro, é um problema fácil de resolver: com apenas um passo ou dois para o lado, tanto pelo fotógrafo quanto pelo modelo. O mesmo vale para a linha do horizonte: tente evitar que ela cruze a cabeça do sujeito.