Tutorial: como corrigir distorção de lentes

Vamos supor que você fez um ensaio de fotos com uma lente grande-angular. Automaticamente, todas as imagens estão com as bordas distorcidas, correto? Nas versões mais antigas do Photoshop, caso você decidisse remover as distorções, teria que fazer manualmente. Mas isso agora é coisa do passado.

Agora, qualquer tipo de distorção de lente pode ser corrigido de forma automática como apenas um filtro. Não importa se são distorções de lentes grande-angulares, teleobjetivas ou vinhetas, desvios cromáticos, inclinação vertical e horizontal: tudo pode ser corrigido com o filtro Correção de Lente / Lens Correction.

fig01
Figura 1

Veja a figura 1. Observe que a foto foi captada com uma lente grande-angular e as distorções estão bem visíveis. Colocar algumas imagens dentro dos nossos álbuns e books com esse tipo de efeito é muito bom, mas nunca exagere, para o estilo não ficar repetitivo e cansativo. Para corrigir, vá ao menu Filtro / Filter e selecione o comando Correção de Lente / Lens Correction ou use o atalho Shift + Ctrl + R. Antes de alterar qualquer controle, observe a seção Perfil da lente / Lens Profile. Se o Photoshop conseguir identificar nos metadados da sua foto o tipo de lente que a imagem foi capturada, o modelo aparecerá nessa seção. Neste caso, a correção de distorção fica muito simples. Apenas clique sobre o modelo da lente e pronto. Adeus distorções! Em nosso exemplo, observe que isso não aconteceu (figura 2). Por isso, temos que indicar ao Photoshop a marca, o modelo da câmera e o tipo de lente.

fig02
Figura 2

Na seção Critérios de pesquisa / Search Criteria selecione a Marca da câmera / Camera Make. Neste exemplo, selecionamos a Canon (figura 3), embora haja também outros fabricantes importantes, como a Nikon, Sony e Pentax. Após selecionar a marca, veja que aparece uma lista enorme de lentes Canon e compatíveis na seção Perfil da Lente / Lens Profile. Além de selecionar um dos modelos, é recomendável também indicar o Modelo da Câmera / Camera Model. Selecionamos a 5D Mark II (figura 4). Ainda poderíamos definir o tipo da lente, mas como a lista de lentes compatíveis com a 5D já está bem seleta, indicamos um modelo de lente grande-angular que, possivelmente, foi usado na captura desta imagem, neste caso uma Canon EF 15mm f/2.8 (figura 5).

fig03
Figura 3
fig04
Figura 4
fig05
Figura 5

Antes de confirmar a correção de distorção, apenas observe os controles no topo do filtro Correção de Lente. Veja que podemos ligar ou desligar os recursos para corrigir Distorção Geométrica / Geometric Distortion, Desvio Cromático / Chromatic Aberration e Vinheta / Vignette, como também as Arestas / Edge serão preenchidas após a correção (figura 6). Se depois de regular todos os ajustes você perceber ainda alguma falha na imagem, podemos acessar a aba Personalizado / Custom e definir ainda mais a correção de forma manual (figura 7).

fig06
Figura 6
fig07
Figura 7

Uma dica importante: se você tiver 100, 200 ou 300 fotos para fazer a mesma correção de lente, aplique o ajuste em apenas uma com o filtro Lens Correction, vá na aba Personalizado / Custom e na seção Configurações / Settings clique no pequeno ícone com um triângulo virado para baixo. Veja que aparece uma opção para salvar as configurações. Salve, confirme a correção e depois vá no menu Arquivo > Automatizar > Correção de Lente / File > Automate > Lens Correction. Nessa caixa de diálogo, basta indicar a pasta onde estão todas as fotos, onde serão salvas, em que formato e, principalmente, selecione a configuração de lente que fará a correção, exatamente aquela que você salvou dentro do filtro Lens Correction.

Confira na figuras 8 e 9 o antes e o depois da correção de lente:

fig08
Figura 8 (antes)
fig09
Figura 9 (depois)

Banner_Lightroom

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *