Tendência para a fotografia e design em 2016: conheça o Flat Lay
O Shutterstock acaba de divulgar o infográfico anual de tendências criativas 2016, uma fusão de dados e design, que apresenta as maiores tendências do ano em todo o mundo. Uma das tendências do ano é o Flat Lay. Falaremos sobre a psicologia por trás de seu sucesso e o surgimento na moda, gastronomia e nas mídias sociais. Com texto e informações do Shutterstock:
A Origem do Flat Lay
O primeiro Flat Lay surgiu em 1987, sob a forma de knolling, um método engenhoso de organização primeiramente desenhado por Andrew Kromelow, um faxineiro na loja de móveis Frank Gehry. Ele pegou as coisas que ele encontrou jogadas ao redor da loja e as organizou sobre uma superfície plana em ângulos de 90 graus. O método knolling decolou em 2009 quando o escultor Tom Sachs adotou a forma de arte e cunhou a frase “ABK — Always Be Knolling”. Desde então, o método gerou fotografias em Flat Lay, oferecendo uma abordagem mais flexível ao princípio geral: objetos organizados em uma superfície plana.
Por que isso é tendência?
Nós amamos fazer e ver as coisas em Flat Lay por dois motivos básicos e psicológicos: Nós amamos as coisas e nós amamos a ordem.
Não é segredo que os humanos adoram coisas materiais. Todos nós escolhemos objetos diferentes para ter e guardar, não importa se é um bicho de pelúcia da infância ou o próximo dispositivo wearable de tecnologia. E, se você cair no espectro minimalista ou não, é importante lembrar que as nossas coisas têm um significado; como o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe disse, “O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas. ”
Enquanto nosso amor pelas coisas é construído (ou demolido) gradualmente através de influências sociais e culturais, o nosso amor pela ordem é uma função da nossa imensa capacidade de processamento de informações no cérebro. Desde que somos crianças pequenas tentando encaixar um quadrado em um buraco redondo, estamos aprendendo a organizar a enorme quantidade de dados que nos bombardeia diariamente. Qualquer coisa que possa nos ajudar a colocar as informações em ordem mais rapidamente, como listas, é como um doce para nossos cérebros.
Flat Lay no Cinema
No cinema, o flat lay geralmente aparece como um registro aéreo, chamado de vista panorâmica, Top Shot ou vista do olho de Deus. Este ângulo é popular em suspenses, onde a perspectiva aérea registra o mundo de forma inquietante e os closes aumentam o plano espacial desconhecido.
A verdadeira forma do flat lay, que envolve cuidadosamente objetos agrupados, seria rara na cinematografia se não fosse pelo mestre dos detalhes, Wes Anderson. Enquanto a maioria dos filmes usa a visão panorâmica para localizar um personagem ou mostrar uma paisagem, Anderson usa para compartilhar os momentos pequenos e íntimos rotina de um personagem onde os objetos são o foco principal.
Flat Lay na Moda
Com o e-commerce representando uma parte gigante do setor de varejo, os varejistas têm sido pressionados a encontrar novas maneiras de envolver os clientes on-line. O flat lay permite que estilistas mostrem o look de uma coleção com uma fotografia simples. A sensação de alegria pura, induzida pela organização que você pode sentir ao encontrar uma mesa cheia de cor e t-shirts perfeitamente dobradas, também podem ser ilustradas com uma deslumbrante foto em flat lay no Instagram. Com o objetivo de fazer as compras on-line serem mais tangíveis, o flat lay tornou-se um método indispensável. Especialmente nas plataformas baseadas em imagem, que permitem que os usuários vejam e compartilhem produtos como uma forma de moeda social. O Pinterest engaja os consumidores, trazendo objetos à vida como se fossem portfólio personalizado. Outro exemplo é o curador de looks on-line, Polyvore, lançado em 2007, que permite aos usuários criarem milhões de colagens de looks e estilo em um formato flat lay.
Flat Lay na Gastronomia
Este século tem visto uma reviravolta na maneira como comprar, preparar, comer e pensar em comida; o flat lay tornou-se a composição perfeita para marcar essas mudanças. Uma grande tendência da indústria é o movimento do campo à mesa, que tem recuperado a narrativa de alimentos que se concentram em ingredientes frescos e de origem local. Os ingredientes são o ímpeto por trás do movimento, então eles estão fortemente representados nas fotografias de alimentos contemporâneas. Qual seria a melhor maneira de representar as partes que compõem toda a refeição do que com o estilo segmentado de fotografia flat lay?
Há também a explosão de blogs de gastronomia, que colocou nas mãos dos chefs amadores o poder de registrar essas comidas maravilhosas. O flat lay está dominando a blogosfera, onde eles elevam até a receita mais básica, fazendo com que cada refeição tenha um olhar artesanal.
Flat Lay nas Mídias Sociais
Flat lay atingiu o ápice como tendência com a ajuda das mídias sociais — em particular, do Instagram. A plataforma é perfeita para esta tendência, permitindo-nos compartilhar e satisfazer nosso amor pelas coisas e pela organização. O Tumblr também tem sido um aliado dessa tendência.
É, como disse o astronauta canadense Chris Hadfield , “humanos precisam de linhas retas; a natureza, não”.
texto copiado sem dar creditos ao original.
Opa, o crédito está ali sim, William, no final do primeiro parágrafo:
“Com texto e informações do Shutterstock”
E não foi “copiado”, foi nos enviado diretamente pelo Shutterstock para publicação.
Abraço!
rsrsrs touché