Tecnologia

NASA usa técnica fotográfica de 150 anos para registrar voo supersônico

Foto: NASA
Livros de fotografia

A NASA usa atualmente um processo inventado em 1864 para ajudar os cientistas a medir ondas de choque criadas por voo supersônico de aeronaves. O método, chamado de fotografia Schlieren, foi inventado pelo cientista alemão August Toepler para observar o efeito de objetos que se movem através de meios transparentes, tais como água ou ar. Ou seja, a fotografia Schlieren nos possibilita ver coisas aparentemente invisíveis. Confira neste vídeo de Harvard como este tipo de fotografia funciona:

Desde então, a NASA melhorou o processo. Usando o deserto de Mojave (EUA) como pano de fundo, a NASA voou aeronaves F18 em até 768 mph (quase 1250 quilômetros por hora) abaixo de um avião Beechcraft B200 NASA King Air equipado com câmeras que poderiam fotografar até 109 frames por segundo.

Foto: NASA
Foto: NASA

A segunda etapa envolveu o uso de um jato supersônico T-38 e câmeras com taxas de quadro e resolução ainda mais elevadas. As imagens fotografadas tiveram o fundo do deserto removido através de um software desenvolvido pela NASA, de modo que os padrões de ondas de choque áspero podia ser vistos. As imagens foram então combinadas para construir a impressão mais clara das ondas como visto nas fotos desta matéria.

Foto: NASA
Foto: NASA

O projeto tem como objetivo estudar como ondas de choque são formadas e assim desenvolver uma aeronave concebida para reduzir o impacto de voo supersônico. No futuro, os aviões comerciais poderão, eventualmente, viajar em velocidades muito mais altas a partir destes estudos.

O jato T-38C da Força Aérea Americana usado no teste fotográfico da NASA | Foto: U.S. Air Force
O jato T-38C da Força Aérea Americana usado no teste fotográfico da NASA | Foto: U.S. Air Force

FONTE: NASA, DPREVIEW

banner_fineart

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!