Câmera fotográfica tem sensor queimado por laser de carro autônomo

Os carros autônomos utilizam amplamente uma tecnologia chamada de LIDAR (que significa detecção de luz e alcance) para “ver” o mundo usando pulsos de laser. Esses lasers são projetados para serem seguros aos olhos humanos, mas parece que nem sempre são seguros para câmeras. Um visitante da feira CES, em Las Vegas, relatou que um carro autônomo danificou permanentemente o sensor de sua câmera Sony A7R II.

Segundo o site Ars Technica, o engenheiro de veículos autônomo da Ridecell, Jit Ray Chowdhury, estava fotografando um carro autônomo que usava um sistema LIDAR desenvolvido pela AEye. Ele ficou surpreso ao descobrir que todas as suas fotos subsequentes mostraram um claro dano ao sensor – havia dois pontos roxos brilhantes com linhas horizontais e verticais em todo o quadro.

Aqui estão algumas fotos de Chowdhury que mostram claramente os pixels danificados no sensor:

Luis Dussan, CEO da AEye, diz a Ars que os lidars de sua empresa são completamente seguros para os olhos humanos, mas não negou que eles sejam capazes de danificar os sensores das câmeras.“As câmeras são até 1000 vezes mais sensíveis aos lasers do que aos globos oculares”, disse Dussan. “Ocasionalmente, isso pode causar danos térmicos na matriz do plano focal de uma câmera.”

Há muito se sabe que os lasers representam um risco para as câmeras, e há muitos casos registrados de sensores sendo danificados por lasers ​​em shows de luzes de concerto. Veja os exemplos abaixo:

Em breve poderá haver uma explosão de carros autônomos em vias públicas, portanto, se os lasers representam algum perigo para coisas como câmeras, é algo que precisará ser examinado. Os sistemas diferenciais da LYP apresentam diferentes designs e lasers, e muitos deles, ou a maioria deles, também podem ser seguros para as câmeras.

“Esse dano no sensor foi um efeito de uma combinação de coisas – intensidade, quantidade de tempo, tamanho do ponto, comprimento de onda, pulsação, [etc.]”, diz Chowdhury ao site PetaPixel. “Eu testei e fotografei quase todos os LIDARs de perto sem danificar minha câmera. Além disso, isso pode não acontecer à distância.”

Chowdhury observa que o lidar da AEye pode não ser o único no mercado que representa um risco para os sensores das câmeras. “É lamentável que eu descobri isso com o seu lidar”, diz Chowdhury. “Um aviso deles quando eu pedi permissão deles para fotografar seu sistema teria sido ideal.” A AEye ofereceu-se para cobrir o custo da câmera danificada.

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