Aplicativo diminui incrivelmente em 80% tamanho de arquivos RAW

Uma das únicas desvantagens de fotografar em formato RAW é que esses tipos de arquivos são bem pesados para editar e ocupam muito espaço de armazenamento e backup. Mas essas desvantagens estão com os dias contados. Uma empresa Suíça criou um aplicativo fantástico chamado Rawsie, que faz a compactação de imagens RAW em até 80% sem perda de qualidade, reduzindo drasticamente o custo e o espaço de armazenamento desses arquivos, habitualmente, bem pesados, além de facilitar todo o fluxo de edição com arquivos mais leves e rápidos no Lightroom, Camera RAW, etc. A imagem RAW abaixo, por exemplo, tinha 86MB, depois da compactação sem perda do Rawsie, ficou com apenas 18MB. Fantástico, né!

Aplicativo oferece uma versão gratuita

Outra ótima notícia sobre o aplicativo Rawsie é que ele possui uma versão gratuita que permite a qualquer pessoa compactar até 30 imagens por dia sem nenhum custo. Para quem precisa compactar um volume diário maior do que isso pode comprar uma licença anual por US$ 79 ou uma versão ilimitada e perpétua (para sempre) por US$ 199. Porém, infelizmente, o aplicativo ainda está disponível apenas para o sistema MacOS, mas a empresa promete lançar, nos próximos meses, a versão para PC / Windows. Inclusive no site há um formulário para a notificação (lista de espera) do lançamento da versão para PC. Para baixar a versão gratuita e testar o software acesse: https://rawsie.co

A empresa foi fundada em 2018 por Bruno Sanguinetti e Eugennia Balysheva. Eugennia é uma ex-fotógrafa que sofreu na pele a dificuldade de armazenar milhares de fotos em dezenas de HDs / SSDs. Cansada de trabalhar com os pesados arquivos RAW, com processamento lento na edição e a complexidade de fazer os backups, em tantas unidades e gerenciar tudo isso, ela resolveu explicar o problema para seu marido, Bruno Sanguinetti, um conceituado físico e Ph.D. em física quântica.

O Rawsie faz uma compactação tão extraordinária nos arquivos, que é possível, por exemplo, compactar 1 GB de fotos RAW e transformar em apenas 200 MB sem comprometer a qualidade das imagens, o que é absolutamente impressionante. “A saída é em DNG que, ao contrário de outros formatos, permite manter toda a gama dinâmica”, dizem os criadores. Fotógrafos famosos em todo o mundo já usam o software e relatam suas vantagens. “Economiza toneladas de $ em alguns minutos. Magia real na frente de seus olhos”, disse Fer Juaristi, renomado fotógrafo de casamento. Bora experimentar essa maravilha? Para baixar a versão gratuita e testar o aplicativo para MAC acesse: https://rawsie.co.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *