Fotografia de retratos Sem categoria

Foto rara de 1894 mostra menina sorrindo e viraliza na internet

Retratos do século 19, geralmente, não mostram as pessoas sorrindo, mas uma foto rara capturada em 1894 viralizou na internet. A foto foi encontrada pelo Smithsonian Institution, nos Estados Unidos. A foto de 14,5 × 6,5 polegadas mostra uma garota nativa americana chamada Oo-dee, do povo Kiowa. Acredita-se que a foto tenha sido capturada por um fotógrafo chamado George W. Bretz, que dirigia um estúdio de fotografia em Fort Sill, em Oklahoma. Um álbum das fotos de Bretz, que inclui este retrato sorridente, foi vendido em leilão, em 2019, por 43.750 dólares.

Existem diferentes teorias e explicações sobre por que as pessoas raramente sorriam em fotos antes do século XX. Além das limitações técnicas – as pessoas geralmente ficavam quietas por vários minutos enquanto as fotos eram expostas – havia também questões de higiene bucal e normas culturais que faziam com que as pessoas usassem expressões sérias no rosto.

A primeira fotografia da história, feita em 1826, levou 8 horas para ser exposta. Quando Louis Daguerre introduziu o daguerreótipo em 1839, ele conseguiu reduzir esse tempo para apenas 15 minutos. Foi um avanço revolucionário para a fotografia, mas ainda não o suficiente para retratos sorridentes. Assim, os fotógrafos estabelecem algumas regras simples: sem falar, sem movimentos, sem espirros, e, só por segurança, sem sorrir.

Fonte: Petapixel