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Se o Instagram não é mais um aplicativo para fotógrafos, o que fazer daqui em diante?

Depois da declaração bombástica do diretor de Instagram, Adam Mosseri, de que “Não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos“, milhares de fotógrafos ficaram sem saber que rumo tomar daqui por diante. Muitos ficaram revoltados com a nova estratégia do aplicativo de focar mais em vídeo, influenciadores, mensagens e compras.

“Parabéns por prejudicar todas as pessoas que tornaram o Instagram o que ele é… Por que diabos você mudaria um produto, que basicamente tem o monopólio de compartilhamento de imagens, em um TikTok de segunda categoria?”, questionou um seguidor de Adam Mosseri no Twitter em resposta a postagem. Mas a nova estratégia do Instagram parece ser definitiva e uma questão de sobrevivência frente a forte concorrência do TikTok.

“O Instagram não é mais um lugar para fotógrafos já faz algum tempo, na verdade”, comentou um fotógrafo e também seguidor do diretor do Instagram.

Apesar da chiadeira dos milhões de fotógrafos e usuários, a pergunta é: o que fazer daqui por diante? Abandonar o Instagram? Ficar no Instagram e se adaptar ao novo foco do aplicativo? Ou migrar para o TikTok? Afinal, qual o caminho que os fotógrafos podem seguir?

Bem, nada melhor do que um fotógrafo para nos ajudar com algumas boas ideias. Segundo Robert K Baggs, existem fotógrafos que construíram negócios grandes e bem-sucedidos no Instagram e agora estão em um dilema. Ou eles se voltam mais para vídeos e tudo o mais que o Instagram impõe sobre sua base de usuários com seu algoritmo em constante mudança, ou encontram um novo lar e começam, mais ou menos, do zero.

“Essas plataformas de mídia social, como o Instagram, nas quais trabalhamos duro para conseguir seguidores e, em seguida, trabalhamos para monetizar até certo ponto, na verdade, é construir uma fazenda na terra de outra pessoa, e essa terra pode ser perdida a qualquer momento”, disse Robert sobre como ficamos sempre numa situação delicada quanto montamos nosso negócio numa rede social onde não temos controle e ficamos sujeitos a alterações constantes de regras e algoritmos.

O que fazer daqui pra frente? Ficar ou sair do Instagram?

Um conselho conectado seria direcionar o tráfego dessas plataformas para o seu próprio site o máximo possível; essa é a terra que você possui. Hoje, existem muitas maneiras de você perder seus seguidores em uma plataforma, desde o fechamento do aplicativo até o cancelamento da cultura, e você deve se proteger contra isso. Não estou sugerindo que você evite usar as mídias sociais ou as várias plataformas de compartilhamento de conteúdo, mas sim que diversifique sua presença o máximo possível. Pode ser demorado e cansativo, mas é um mal necessário para a sobrevivência”, sugeriu Robert.

No momento, o TikTok é um dos aplicativos mais poderosos para marketing, e muitas pessoas estão dedicando muito tempo para criar vídeos de bastidores de suas fotos, mas como todos os aplicativos que vieram antes dele a supremacia não durará para sempre. “Aproveite o alcance e a força disponíveis, mas faça com sensatez e evite a calamidade de perder do dia para a noite a cesta com a maioria de seus ovos”, alertou o fotógrafo.

mudanças no algoritmo do instagram

Para finalizar, Robert também lembrou que a mudança de política ou estratégia das redes sociais é mais comum do que lembramos. “Tivemos músicos no MySpace e páginas do Facebook que, da noite para o dia, perderam 95% de interação. YouTubers foram desmonetizados ou tiveram suas contas excluídas após anos na plataforma. Essas plataformas e aplicativos podem ser divertidos para a maioria dos usuários, mas para fotógrafos e criadores de conteúdo, elas geralmente são sua principal fonte de renda”, lembrou.

Portanto, tome muito cuidado ao concentrar sua divulgação e estratégia apenas em uma rede social, seja Instagram, TikTok, etc. Elas são ótimas, mas sem qualquer piedade podem mudar suas regras e prejudicar muito seus resultados econômicos e posicionamento de mercado. Como já publicamos aqui no iPhoto Channel,

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