Colunistas Ronny Higashi

Como começar um projeto fotográfico

Foto: Alexandre Maruoka

Foto: Alexandre Maruoka

Muitos fotógrafos ainda não sabem em que área atuar, porém é muito importante ter foco e saber escolher, estudar a fundo, se especializar no ramo e criar seu próprio estilo. Melhor ser muito bom em uma área, do que ser mais ou menos em tudo.

Assim, você poderá começar a pensar em um projeto, que no futuro poderá lhe render belos frutos. Separe sempre uma das melhores fotos de cada trabalho e faça uma ficha completa, com metadados, local e um simples resumo de como ela foi feita. É importante que essas fotos não fiquem ao olhar do público, pois, quando seu projeto vir à tona, serão fotos inéditas – ninguém quer ver algo que já foi visto no passado.

É trabalhoso, mas todo esse esforço poderá render uma exposição ou até mesmo o lançamento de um livro, só depende do esforço de cada um.

Aqui no Japão conheci o fotógrafo Alexandre Maruoka, um brasileiro que vive há muitos anos no arquipélago. Começou na fotografia aos 15 anos de idade, ainda no Brasil. Fotografava amigos, algumas festas e passeios com uma Minolta, nada sério, apenas um hobby. Somente aos 20 anos, aqui no Japão, é que tomou gosto pela arte, comprou uma Canon e começou a se dedicar realmente. Depois de anos fotografando com câmeras analógicas, se rendeu à era digital. Hoje trabalha com o que há de melhor em equipamentos da Canon.

Alexandre fotografa a cultura milenar do Japão, pois existem costumes e festivais que são praticados e realizados há mais de mil anos, mantendo a tradição e crenças de seus ancestrais. Decidiu fazer um projeto quando percebeu que poucos brasileiros se dedicaram a registrar a fundo a cultura, costumes e locais da Terra do Sol Nascente.

Seu objetivo é um dia expor em diversos estados do Brasil e, quem sabe, se tudo der certo, lançar um livro com imagens feitas em mais de dez anos de dedicação ao registro da cultura nipônica.

Todo fotógrafo documental tem um sonho: ver seu suor estampado na parede de uma grande galeria.

Foto: Alexandre Maruoka

Foto: Alexandre Maruoka

Foto: Alexandre Maruoka

Foto: Alexandre Maruoka

Foto: Alexandre Maruoka

Sobre o autor

Ronny Higashi

Reside no Japão desde 2006,natural de São Paulo. Ganhou destaque ao ter seu trabalho reconhecido e premiado por duas vezes em concursos japoneses renomados, primeiro como melhor foto escolhida pela fabricante Tamron e no ano seguinte ficou com a prata do concurso, que contou com mais de 400 participantes.
Hoje ministra aulas particulares e workshops, passando assim seu conhecimento para fotógrafos brasileiros na área de ensaios de noivas, ensaios sensuais e book fotográficos. 

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • ola sou fotografo e moro em Brasília e tenho um projeto de fotográfico sobre a mulher brasiliense e gostaria de saber de se não gostaria de participar.?
    está o meu email e meu face .

  • Boa tarde Ronny,

    Antes de mais, “muito prazer em conhece-lo”!
    Temos alguns pontos dos poucos que partilhou em comum.
    Destaco: Somos oriundos da mesma cidade, moramos fora dela e o gosto pela fotografia, talvez seja o elo de ligação deste contato.
    Sempre gostei muito de fotografia, mas só agora, tenho tempo e condiçõe$ para me dedicar um pouco mais ao tema, $e é que me fiz entender!!
    Fica um abraço e a expectativa de podermos partilhar um pouco dessa caminhada fascinante que é a vida!
    Com um sincero desejo de que você seja muito feliz no caminho que percorre e que entendeu partilhar, subscrevo-me

    Atenciosamente

    Sérgio Matos