Qual o melhor monitor para tratamento de imagem?

Uma dúvida muito comum entre fotógrafos, publicitários, designers e profissionais de imagem é: qual tipo de monitor é o mais indicado para o tratamento de imagens? “Qual é a melhor marca?”, “devo aderir ao LCD ou voltar ao CRT?”, são algumas das dúvidas que recebo diariamente por e-mail.

Nesta matéria, vou responder a algumas dessas perguntas. O primeiro aspecto a ser analisado é o tipo do monitor. É fato que os monitores CRT (aqueles de tubos), têm uma qualidade muito boa e, quando migramos para o LCD, todo bonitinho, sentimos muito a diferença da imagem da tela para a imagem impressa. Essa é uma característica comum nos monitores LCD padrões do mercado.

É fato que os tons ficam mais claros por causa da alta luminosidade da tela, sem falar de outros problemas dos LCD. Mas não podemos voltar no tempo nem deixar de se adaptar às novas tecnologias. Por isso, é bom saber como escolher um monitor LCD para o tratamento profissional de imagens.

De forma sintética, temos três tipos de painéis LCD:

Twisted Neumatic (TN): são baratos, rápidos, com baixa fidelidade de cores e péssimo ângulo de visão. Portanto, inadequados para tratamento de imagem (95% dos monitores do mercado são dessa categoria).

Vertically Aligned (VA): são melhores que os TN em ângulo de visão e fidelidade de cores, mais caros e mais lentos. Há algumas variações do VA, como o PVA, MVA, S-PVA.

In-Plane Switching (IPS): o melhor e mais caro. Os ângulos de visão são excelentes, possuem grande fidelidade de cores e custo elevado. Os melhores monitores do mundo usam versões dessa tecnologia.

Como base na tecnologia empregada nesses tipos de monitores, temos condições de selecionar modelos para tratamento profissional. Os monitores mais “badalados” são os da Eizo e Lacie, mas o preço deles não oferece um bom custo-benefício, principalmente para quem não tem recursos sobrando para investir. Se tiver, ótimo! Minha sugestão leva em conta a realidade do mercado, preço e qualidade, inclusive utilizada e aprovada por inúmeros fotógrafos e profissionais de imagem.

Por todos esses motivos, minha opção e sugestão é o o monitor Dell UltraSharp U2414H de 24″. Esse monitor LCD é ideal para estúdios fotográficos, de editoração, design e animação. Suas cores são vibrantes, realistas e ele é capaz de distinguir inclusive tons de cinza muito claros. O produto também oferece regulagem de altura da tela, assim como inclinação e ajustes para as laterais. Além disso, conta com portas Display Port, DVI-D, HDMI e VGA. A resolução ideal da tela é de 1920×1080 pixels. E melhor ainda é o preço, que sai no valor de R$ 927.

Para quem trabalha com mercado profissional, investir em um equipamento como esse é indispensável. É um investimento que reduz custos de refação e tempo de reedições, embora devo ressaltar que, mesmo como um monitor de boa qualidade, jamais dispense um colorímetro para calibrar o equipamento ou trabalhe com um fornecedor de impressão que faça a calibração para você. Até a próxima!

Especificações:

Tamanho de visualização diagonal: 60,47cm, 23,8″ (tamanho da imagem de visualização com largura de 31,5″)
Taxa de proporção: Widescreen (16:9)
Tipo de painel, superfície: IPS (In-Plane Switching), antirreflexo com revestimento rígido 3H
Resolução ideal: 1920×1080 a 60 Hz
Taxa de contraste: 1000:1 (típica), 2 milhões:1 (máx.) (taxa de contraste dinâmica)
Luminosidade: 250 cd/m2 (típica)
Tempo de resposta: 8ms (cinza a cinza)
Ângulo de visão: (178° vertical/178° horizontal)
Suporte para cores: Gama de cores6 (típica): 85% (CIE1976), 96% sRGB (média DeltaE > 4) 16,77 milhões de cores
Distância entre pixels:0,274 mm
Tecnologia de iluminação traseira: LED
Tipo de monitor: monitor LCD widescreen de tela plana
Revestimento da tela do monitor: Antirreflexo com revestimento rígido 3H
Sair da versão mobile