Tendência

Qual é a fotografia mais vista na História?

Há muitas imagens famosas na história da fotografia, como a dos Beatles atravessando a rua, o retrato de Che Guevara ou Albert Einstein mostrando a língua. Porém, nenhuma dessas fotos famosas é mais vista da história. E é provável que você tenha visto ela todos os dias durante anos dezenas, centenas ou milhares de vezes. Sim, a fotografia mais vista da história é o fundo da tela do Windows XP. A imagem foi feita por Charles O’Rear, um ex-fotógrafo da National Geographic, em 1996 e recebeu o nome de “Bliss“.

Qual é a fotografia mais vista na História?
Foto: Charles O’Rear

É impossível quantificar quantas pessoas viram a foto. Mas uma cifra de mais de um bilhão não é um exagero. “O fato de a Microsoft dizer que o Windows XP estava em 450 milhões de computadores e se as pessoas olhassem apenas duas para a tela, isso seria quase um bilhão”, disse o fotógrafo. A imagem foi colocada como tela de fundo do Windows XP desde o lançamento da primeira versão em 2001 e continuou presente no sistema operacional até 2014, quando a Microsoft descontinuou o programa.

Onde e como foi feita a foto mais vista da história?

A foto foi feita em Sonoma, um pequeno condado na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1996. O fotógrafo usou uma câmera Mamiya RZ67 para fazer a captura e a Microsoft jura de pé junto que não fez nenhuma edição no Photoshop para ressaltar as cores ou ajustas as nuvens. Segunda a empresa, a foto é totalmente original, sem qualquer tipo de edição no Photoshop.

Qual é a foto mais vista na História?
Foto: Nick Stern
Qual é a foto mais vista na História?
O fotógrafo Charles O’Rear voltou ao local onde fez a foto icônica

Mas como a foto foi feita? Segundo o autor, Charles O’Rear, ele estava numa rodovia a caminho de São Francisco para visitar sua namorada, agora sua esposa, quando se deparou com uma encosta verde esmeralda banhada pelo sol. Ele parou o carro, configurou sua câmera de grande formato Mamiya RZ67 e tirou quatro fotos, com um filme Fuji, na esperança de capturar a combinação perfeita entre cor, luz e as nuvens antes que tudo desaparecesse rapidamente. “Não há nada de único nisso. Acontece que eu estava no lugar certo na hora certa. Tinha acabado de chover naquele momento por causa de uma pequena tempestade. Tinha ainda apenas algumas nuvens brancas passando. As cores (pós-chuva) estavam brilhantes e céu bem azul. Esses fatores foram suficientes para eu parar o carro e tirar as fotos”, contou o fotógrafo.

Como a Microsoft comprou a foto?

Depois de capturar a cena, Charles envio a foto para a Corbis Images, um banco de imagens com sede em Seattle, que por coincidência era de propriedade do fundador da Microsoft, Bill Gates. Porém, demorou quase dois anos para que a Microsoft procurasse o fotógrafo para fazer uma oferta para a compra dos direitos da imagem. Charles está, por contrato, proibido de divulgar o preço pagou pela imagem, mas disse: “Ainda hoje estou dizendo: Obrigado Microsoft”.

Como está atualmente o lugar onde foi feita a foto mais vista da história?

Qualquer pessoa que atualmente passasse dirigindo pela mesma rodovia que Charles O’Rear viajava, com certeza, não reconheceria mais o local da foto. E o motivo é simples.  Em 2001, a área foi alugada e toda a colina foi coberta com 140 acres de videiras chardonnay e pinot noir. O campo verdejante deu lugar a um lindo vinhedo, mas sem nenhuma semelhança com a cena registrada por Charles O’Rear em 1996. Veja abaixo uma imagem do local feita recentemente.

Qual é a fotografia mais vista na História?

Gostou de saber qual é a fotografia mais vista da história? Então, acesse também este link para conhecer a história de outras fotos famosas que postamos recentemente aqui no iPhoto Channel.

Artigos relacionados