Tendência

Qual a diferença entre sensor Full Frame e APS-C?

Nem todos os fotógrafos gostam de aprender termos ou questões técnicas das câmeras fotográficas, mas o conhecimento de alguns conceitos são fundamentais. Neste post, por exemplo, vamos explicar de forma objetiva e rápida qual a diferença entre sensor Full Frame e APS-C.

O sensor é um chip fotossensível que capta a luz vinda da lente e gera a imagem digital. Atualmente, os dois principais tamanhos de sensores nas câmeras fotográficas são o APS-C e o Full Frame. O sensor Full Frame tem um tamanho de 36 x 24 mm (equivale a 35 mm). Enquanto o sensor APS-C tem 22 x 15 mm (menor que 35 mm) nas câmeras Canon e 23,6 × 15,6 mm nas câmeras da Nikon. Veja abaixo a diferença visual no tamanho de um sensor Full Frame da câmera Canon EOS 6D e de um sensor APS-C da Canon EOS 7D Mark II e como isso interfere no resultado final das suas fotos:

diferença entre sensor Full Frame e APS-C
diferença entre sensor Full Frame e APS-C
A câmera Canon EOS 6D usa um sensor full frame, enquanto a Canon EOS 7D Mark II utiliza um sensor APS-C

Essa diferença no tamanho dos sensores altera a captação das imagens. Então, qual é o melhor tipo de sensor? A resposta é: depende muito do tipo de fotografia que você trabalha. Veja abaixo as vantagens de cada um:

Vantagens do sensor Full Frame

  1. O sensor Full Frame permite captar mais luz através de um ISO mais alto. Esse ganho em sensibilidade pode ajudar muito em situações de baixa luminosidade, como fotos noturnas.
  2. O tamanho da imagem gerada pelo sensor Full Frame também será maior. As dimensões do sensor Full Frame capta mais megapixels e possibilita ampliações maiores da foto.
  3. O sensor Full Frame não tem fator de corte, ou seja, a imagem é registrada da mesma maneira que é gerada lente. Veja um exemplo abaixo:
diferença entre sensor Full Frame e APS-C
Foto: Canon College

Vantagens do sensor APS-C

Como o sensor APS-C é menor do que o Full Frame, automaticamente, também provoca uma diminuição no ângulo de visão. Esse sensor, conhecido como cropado, registra uma parte menor da imagem que é gerada pela lente. O fator de corte de 1.6x faz com que uma lente 50mm, por exemplo, seja equivalente a uma 80mm (50 x 1,6 = 80).

Nesse momento você já deve estar imaginando que o sensor Full Frame é sempre a melhor opção. Mas isso não é bem assim. Se você for trabalhar, por exemplo, com fotos à longa distância, como fotografar animais na natureza, esportes, paisagens etc, o fator de corte causado pelos sensores APS-C, automaticamente, aumentará a eficiência de sua teleobjetiva. Veja o exemplo abaixo:

diferença entre sensor Full Frame e APS-C
Foto: Julia Trotti

Pequeno esclarecimento: os termos Full Frame e APS-C são usados tanto para os sensores das câmeras Canon, como das câmeras da Nikon.

Quais lentes são compatíveis com cada tipo de sensor?

Uma vez que você entendeu a diferença entre sensor Full Frame e APS-C, agora a próxima questão é: posso usar qualquer lente fotográfica indiferente do tipo de sensor? A resposta é não.

As lentes EF geram uma imagem grande o suficiente para preencher todo o sensor Full Frame. Elas também são compatíveis com câmeras APS-C, que aproveitam só a área central da projeção dessas lentes, o que causa o fator de corte.

Já as lentes EF-S projetam uma imagem menor, que preenche apenas o sensor APS-C, tornando-as incompatíveis com câmeras Full Frame.

Fonte: Canon College

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Olá
    Qual a nomenclatura para diferenciar as objetivas para câmera full frame e aps-c da Nikon, já que o artigo se refere apenas à Canon?

    1. Oi Alfonso, a Nikon também usa sensores com a mesma nomenclatura APS-C e Full Frame. Porém, a única diferença é que o APS-C da Nikon é um pouco maior do que o sensor da Canon. O do Nikon é de 23,6 × 15,6 mm. Obrigado por acompanhar o canal e enviar sua dúvida. Sucesso!