Qual a diferença entre número f e número T na abertura das lentes?
Uma coisa que pode parecer bastante confusa para fotógrafos que começam a se arriscar na área de vídeo é o número T, ou T-stop. Na fotografia, o comum é nomear a abertura de diafragma como f, ou número f (f-stop) e, por mais que possa parecer que essas letras diferentes dizem a mesma coisa, na verdade elas não são assim tão parecidas.
Basicamente, o número f é ligado à distância focal da lente e o T significa transmissão de luz. O número f é um valor teórico, enquanto o número T é um valor real testado. Assim, enquanto as objetivas Zeiss Otto 55 mm f/1.4 e 85 mm f/1.4 têm o número f mais aberto de 1.4, na verdade elas transmitem valores diferentes. De acordo com testes do site DxOMark, a transmissão da 55mm Otus é T/1.5 enquanto a transmissão da 85mm Otus é T/1.7.
https://www.youtube.com/watch?v=jYRJVRMlIe8
Por que a maioria das lentes fotográficas usa então o número f ao invés do número T? No vídeo acima, Wolfcrow explica que existem 3 motivos pelos quais os fabricantes de lentes fotográficas não se incomodam em indicar o número T:
– A medição de luz na câmera compensa a menor diferença de exposição entre duas lentes diferentes com o mesmo número f, mas com número T diferentes
– A maior diferença de transmissão de dados de luz que você terá é de cerca de 1/3, o que pode ser facilmente corrigido no pós-processamento.
– Todas as novas lentes com abertura em número T devem ser testadas individualmente, o que certifica a garantia do produto mas eleva o valor do equipamento.
A moderna tecnologia de câmeras torna o número f uma opção viável para os cineastas de hoje, mas as lentes de cinema top ainda garantem a exposição do mundo real medida em número T.
Fonte: PetaPixel
“Basicamente, o número f é ligado à distância focal da lente”.
Essa informação está equivocada. O número f indica a ‘abertura do diafragma’ e não a ‘distância focal’.
Olá, João.
“é ligado à distância” não significa “é a distância focal”, que foi o caso da sua leitura e interpretação.
De fato, número f indica a abertura do diafragma, mas o que explicamos aqui é que este número é apenas teórico.
O mesmo número f (por exemplo, f/1.4) varia em transmissão de luz de uma distância focal para outra(ex: 50mm e 85mm). Ou seja, a abertura de diafragma pode até ser a mesma, mas a transmissão de luz, o número T das lentes de cinema, não é. Por isso os valores de transmissão de luz estão diretamente ligados à distância focal.
Indico que você veja o vídeo para a explicação completa.
Abraço!
Ruca
Oi,
Obrigado por trazer esse tipo de informação, para mim e para o meu professor/mestre também foi uma novidade.
Gostaria de ler mais artigos como estes.
Abraço.
Oi Gustavo,
Ficamos felizes :)!
Muito obrigada!
Abraço,
Ruca S.
É muito mais simples:
“F” é o resultado da divisão do comprimento focal de uma objetiva pelo seu diametro (ou o diametro do “furo” da iris). Ponto.
“T” é o percentual de transmissão da luz que efetivamente passa pelo sistema. Ponto.
Exemplos:
1) Se você incorpora um filtro ND no sistema o valor de “T” muda mas o “F” não.
2) O coating afeta o “T” pois diminui a perda por reflexão
3) É possivel ter objetivas com a mesma abertura e comprimento focal (mesmo F), porem com T completamente diferente, afetado pelo numero de elementos, coating, transmissibilidade dos vidros, etc.
Em cinema de pelicula, o uso do T é importante pelo fato do filme positivo ser pouco tolerante a erros de exposição.