Qual a diferença entre número f e número T na abertura das lentes?

Uma coisa que pode parecer bastante confusa para fotógrafos que começam a se arriscar na área de vídeo é o número T, ou T-stop. Na fotografia, o comum é nomear a abertura de diafragma como f, ou número f (f-stop) e, por mais que possa parecer que essas letras diferentes dizem a mesma coisa, na verdade elas não são assim tão parecidas.

Basicamente, o número f é ligado à distância focal da lente e o T significa transmissão de luz. O número f é um valor teórico, enquanto o número T é um valor real testado. Assim, enquanto as objetivas Zeiss Otto 55 mm f/1.4 e 85 mm f/1.4 têm o número f mais aberto de 1.4, na verdade elas transmitem valores diferentes. De acordo com testes do site DxOMark, a transmissão da 55mm Otus é T/1.5 enquanto a transmissão da 85mm Otus é T/1.7.

https://www.youtube.com/watch?v=jYRJVRMlIe8

Por que a maioria das lentes fotográficas usa então o número f ao invés do número T? No vídeo acima, Wolfcrow explica que existem 3 motivos pelos quais os fabricantes de lentes fotográficas não se incomodam em indicar o número T:

– A medição de luz na câmera compensa a menor diferença de exposição entre duas lentes diferentes com o mesmo número f, mas com número T diferentes

– A maior diferença de transmissão de dados de luz que você terá é de cerca de 1/3, o que pode ser facilmente corrigido no pós-processamento.

– Todas as novas lentes com abertura em número T devem ser testadas individualmente, o que certifica a garantia do produto mas eleva o valor do equipamento.

A moderna tecnologia de câmeras torna o número f uma opção viável para os cineastas de hoje, mas as lentes de cinema top ainda garantem a exposição do mundo real medida em número T.

Fonte: PetaPixel

Sair da versão mobile