Quais serão as tendências criativas para design e fotografia em 2017?

Como tradicionalmente ocorre todo início de ano, líder global no fornecimento de imagens e músicas, lançou seu Relatório de Tendências Criativas 2017. O relatório faz parte de uma análise dos dados de download e pesquisa de clientes globais coletados no ano passado.

“Este ano, eles [os relatórios] apontam para um conflito entre natureza e tecnologia com características de design como ‘glitch’ criando uma sensação de distopia enquanto ‘texturas orgânicas’ ilustram o desejo de padrões mais crus e naturais”, diz Jeff Weiser, Diretor de Marketing da Shutterstock.

Analisado pela equipe de cientistas de dados, profissionais de criação e revisores de conteúdo, o relatório determina as tendências que irão influenciar a direção criativa e estética do design em 2017 em imagens, vídeos e música.

Passado, presente e futuro

De acordo com a pesquisa, 2017 será um ano de contrastes: entre o mundo real e o mundo digital, entre a natureza e a tecnologia, e entre o passado e o futuro. Dessas fontes, os anos 80 serão inspiração do passado – como já se vê em grandes exemplos de 2016 como a série Stranger Things.

iphoto-tendencias-criativas-design-fotografia-2017 (3)

Com inspiração no presente, as imagens devem demonstrar o conceito de “mindfulness”, que é a atenção plena no presente, a contemplação do agora.

iphoto-tendencias-criativas-design-fotografia-2017 (4)

Do futuro, a virtualidade se mantém presente, especialmente com a dominância das tecnologias de realidade virtual, o laço cada vez mais forte entre vida e conexão à internet, e a automação crescente dos bens de consumo.

iphoto-tendencias-criativas-design-fotografia-2017 (5)

Tendências Globais

Para imagens e vídeos, assim como produções de design e publicitárias, as tendências são as 4 a seguir:

– Textura Branca: até 482% de aumento em relação ao ano anterior. Adicionando uma sensação 3D, esta tendência pode ser nítida, intrincada ou refletir os padrões encontrados na natureza.

– Emojis: aumento de 328% em relação ao ano anterior. Uma forma verdadeiramente global de comunicação, emojis transcendem a linguagem.

Meio-tom: aumento de 225% em relação ao ano anterior. Evocando papel de jornal, TV analógica e arte pop, a beleza do meio-tom reside em sua imperfeição.

Head-Up Display: aumento de 135% em relação ao ano anterior. Um estilo de painel elegante, com medidas e números em um relance.

Tendências nos Países

O Relatório de Tendências Criativas 2017 traz um gráfico interativo com tendências em alguns dos principais países no mundo. Para o Brasil, a Shutterstock indica que o empoderamento feminino será uma tendência no discurso imagético este ano, o que não é de se surpreender, já que este é um dos principais assuntos abordados atualmente pela sociedade brasileira.

iphoto-tendencias-criativas-design-fotografia-2017-(7)

Redes Sociais

Atualmente de grande importância para aqueles que trabalham com imagem, as redes sociais também trazem tendências criativas. A natureza tem sido o tema mais popular, segundo o Shutterstock, especialmente quando as imagens mostram os estremos do planeta. “As imagens mais populares nas nossas redes sociais foram aquelas que retrataram os extremos da natureza, como uma fonte de inspiração a algo imprevisível e dramático”. Confira o Relatório de Tendências Criativas 2017 completo, em uma versão interativa.

iphoto-tendencias-criativas-design-fotografia-2017 (2)

Artigos relacionados

Um Comentário