Uma ação coletiva movida por um consumidor chamado John Guerriero, de Nova York/EUA, afirma que a Sony a7 III, só o corpo vendida por quase R$ 14 mil, apresenta defeitos no obturador que bloqueiam a câmera e forçam os proprietários a pagar por reparos caros. O processo afirma que o obturador do Sony A7 III frequentemente falha entre 10.000 e 50.000 cliques, muito abaixo da expectativa de vida declarada de 200.000 disparos. O processo alega ainda que a falha geralmente ocorre fora do período de garantia de 1 ano, forçando os consumidores a pagar US$ 500 a US$ 650 pelos reparos.
Qual é a falha que acontece no obturador da Sony a7 III?
Segundo Guerriero, a falha do obturador da câmera acontece de forma previsível devido a uma falha mecânica no design. “Antes da falha do obturador, os usuários relatam ter ouvido um som atípico do obturador, seguido pela tela ficando preta e exibindo a seguinte mensagem: ‘Erro da câmera. Desligue e ligue. ‘ […] Quando um usuário remove a lente, o obturador é fechado e travado. Na maioria dos casos, a cortina se soltou, como mostrado pelos inúmeros usuários do a7 III que compartilharam fotos de suas cortinas quebradas na Internet.”
O processo também afirma que a Sony está ciente do problema desde 2018 e cita a petição no Change.org chamada “Queremos que o Sony A7III seja revogado para a substituição do obturador“, com mais de 1.200 assinaturas, como evidência da existência do problema há muito tempo e de forma generalizada.
Guerriero está processando a Sony em nome de “todos os cidadãos de Nova York que compraram as câmeras a7iii” e está buscando no tribunal indenização por danos / custas / taxas e outras medidas acusando a empresa por fraude, enriquecimento sem causa, quebra de garantia e “marketing enganoso” da câmera. No Brasil, a Sony anunciou que não venderá mais câmeras fotográficas e deixará o país até o fim de março. Fonte: DIYPhotography