Se você não pode com eles, junte-se a eles? Parece essa a estratégia da versão americana da Playboy. Ano passado, ela decretou o fim das fotos de nu em suas páginas. Agora, sua primeira capa faz referência àquilo que “matou” o nu na revista: a internet.
Não a internet no geral, mas um app que é febre no mundo e mostra as fotos enviadas durante poucos segundos: o Snapchat. A modelo da capa é Sarah McDaniel, que chama atenção não só pela beleza, mas por possuir olhos de cores diferentes (heterocromia ocular).
E a estratégia da Playboy de tirar o nu da revista impressa reverberou em seu próprio site. Desde as últimas mudanças, o site da Playboy subiu de 4 milhões de usuários únicos por mês para 20 milhões. O próprio público mudou: antes o usuário tinha idade média de 47 anos, agora desceu para os 30.
Tudo isso graças ao novo posicionamento da revista no nicho online, com uma linha editorial mais jovem, aproximando-se do público através dos hábitos do próprio público. A capa da última revista estampa isso: uma linda garota “enviando” uma selfie sensual pelo Snapchat com a mensagem “Hey ;)”, utilizando-se de um emoji, a língua do público jovem.
A última capa da Playboy com nu, em dezembro de 2015, foi a de Pamela Anderson, atriz de 48 anos. “Para fechar esta era, só faria sentido se fosse com a maior coelhinha da nossa história: Pamela Anderson”, disse a Playboy em comunicado à imprensa.