Prêmio FCW vai para livro de Gilvan Barreto

O mais novo integrante do seleto grupo dos ganhadores do Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW) de Arte foi conhecido nesta segunda-feira (24). Gilvan Barreto, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, conquistou o prêmio deste ano pelo ensaio O Livro do Sol. Com o título, ele fatura R$ 114,3 mil. Lalo de Almeida, de São Paulo, com Belo Monte – Os impactos de uma megaobra, e Roberta Pereira Santana, de Porto Alegre (RS), com Parque aquático, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Cada um embolsa R$ 42,8 mil.

1959286_796685287027334_151472240_n
Foto do ensaio de Gilvan Barreto, vencedor do 12º Prêmio FCW de Arte

A 12ª edição do Prêmio FCW de Arte, que premia ensaios fotográficos publicados e inéditos, teve 305 fotógrafos inscritos. O tema deste ano foi “Brasil: um país emergente”. A cerimônia de premiação ocorrerá dia 9 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina. Os quinze primeiros colocados integrarão uma exposição realizada no mesmo dia e uma edição especial de um livro comemorativo do Prêmio FCW de Arte.

Publicado em livro pela editora Tempo d’Imagem em 2013, O Livro do Sol mostra a presença do homem e da água no sertão nordestino. Também no ano passado outro livro de Gilvan, Moscouzinho (Tempo d’Imagem, 2012), conquistou menção honrosa no concurso Photographer of the Year Latin America (POY Latam).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Conhecemos de perto o trabalho de Gilvan e estamos felizes e orgulhosos com o resultado do concurso.