Prêmio Brasil Fotografia anuncia inscrições

Trabalho de Miguel Chikaoka, grande vencedor da primeira edição do Prêmio Brasil

O Ministério da Cultura e a seguradora Porto Seguro anunciam a realização da segunda edição do Prêmio Brasil Fotografia, concurso de fotografia contemporânea que substitui o Prêmio Porto Seguro de Fotografia. As inscrições abrem dia 2 de julho e vão até 11 de agosto. Além dos ensaios, séries fotográficas e projetos experimentais aceitos na primeira edição, este ano será conferida uma bolsa para desenvolvimento de projetos. Os prêmios vão de R$ 10 mil a R$ 40 mil (veja aqui o edital).

“O Prêmio Brasil Fotografia tem como objetivo privilegiar e refletir esse momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia em escala global passou a representar e que a produção brasileira, sem sombra de dúvida, é uma das principais protagonistas”, destacou o comunicado da organização do prêmio, que em sua primeira edição teve o paulista Miguel Chikaoka como principal agraciado.

Podem concorrer fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Seu desafio é propor trabalhos que “elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo”.

Na próxima terça-feira (2), às 19h30, os membros da comissão julgadora do concurso Cildo Oliveira (artista visual), Éder Chiodetto (curador e pesquisador) e Maria Hirszman (crítica de fotografia) participam do painel de debates “Paradigmas contemporâneos, meios e produções”, no Auditório Paulo Freire (Al. Barão de Piracicaba, 601), em São Paulo. Para participar, envie e-mail para produção@premiobrasilfotografia.com.br ou flavia@flaviafusco.com.br.

Artigos relacionados

2 Comentários