Casamento Colunistas Ensaios de noivos Fabiana Maruno

Pré-wedding: externa em dia de chuva

Foto: Fabiana Maruno

Foto: Fabiana Maruno

O outono chegou por aqui. Folhas amarelas, o frio aumentando, a chuva e a neblina. Se você não tem a sorte de morar ou fotografar em cidades como Natal (RN), se é um fotógrafo em cidades como Curitiba (PR) ou São Paulo, sabe que pode enfrentar as quatro estações em um dia só.

No meu caso, que é aqui na Europa, a situação é mais crítica. As estações são bem marcadas e os períodos de chuva também. No inverno, temos pouca luz, amanhece tarde, por volta de 9 horas, e escurece às 16h30. Fora a neblina.

Assim, resolvi dar algumas dicas sobre como driblar inconvenientes e reagir caso, no dia marcado para a sessão, a previsão não for de tempo bom.

A primeira delas é: tenha um bom site de consulta do tempo. No Brasil, infelizmente, os sites não dão informações tão confiáveis como aqui, talvez porque o Brasil tenha normalmente tempo bom na maioria das regiões.

Eu consulto o site local, mas o melhor é o The Weather Channel. Já o consultei e tem como ver várias cidades do mundo, inclusive do Brasil. Essa é uma dica valiosa, pois o site é simples, embora em inglês. Se você entrar no dia (Today), tem, na opção Hourly, a previsão por hora. É claro que não é 100% confiável, mas ajuda muito.

Foto: Fabiana Maruno

Se tiver disponibilidade, mude a agenda.

Como passo longos períodos, às vezes semanas, com mais ou menos a mesma previsão, muitas vezes não tenho muita opção, mas, se você souber que amanhã dias melhores virão, vale a pena mudar sua agenda. Seu cliente vai saber que você se importa com ele. Nunca se esqueça de enviar o link do site meteorológico que você consultou. Isso dá credibilidade, pois pode acontecer de o site estar errado e ficar feio para você, caso não tenha mandado o link.

Tudo bem, está chovendo o dia todo, não há chance de mudar a agenda, seu cliente está na sua frente. Então, é hora de enfrentar.

Primeiro, não fique estressado. Se você estiver tranquilo, vai passar tranquilidade e segurança ao seu cliente.

Em dias como esses, a técnica e conhecimento do seu equipamento pesam no mínimo o dobro. Tenha cuidado com fotos desfocadas, se concentre.

Proteja seu equipamento. Hoje existem várias capas no mercado que vão proteger seu equipamento e deixá-lo tranquilo na hora das fotos. A principal marca usada aqui na Europa é a Kata.

Foto: Fabiana Maruno

Tenha sempre à mão grandes guarda-chuvas, para você e para os clientes também. Na hora das fotos, o guarda-chuva pode ser um grande aliado, mas fazer todas as fotos com o guarda-chuva aparecendo não fica legal. O negócio é baixar o guarda-chuva e clicar.

Se você tiver pelo menos um ou dois pontos para fotos cobertos já ajuda no resultado.

Agora, uma dica superimportante: você pode não acreditar, mas as mais belas fotos acontecem em dias de chuva. Depois de perder o medo, você vai perceber isso.

Portanto, renda-se à chuva. Se tudo estiver bem, os clientes estiverem relaxados e você também, deixe o guarda-chuva de lado e vá todo mundo para debaixo da chuva mesmo! O resultado serão fotos belíssimas. Não é sempre que isso é possível, mas vai acontecer e, se o cliente der abertura, faça.

Foto: Divulgação

 

 

 

  • FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente exclusiva do Photo Channel em Paris. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

Sobre o autor

Fabiana Maruno

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Ola Fabiana, estava aqui hoje toda preocupada, em fazer ou nao fotos externas amanha, porque está marcando muita chuva. Salão marcado, modelo ja contratada e chuva rs. Não tenho equipamentos profissionais para fazer fotos. Tenho somente uma maquina da NIKON D3100. A qual faço as fotos das modelos usando minhas peças para propaganda. Também nao entendo muito de fotografia, mas as que eu faço se encaixa dentro do que preciso. Lendo teu texto me animei em fazer as fotos mesmo com chuva. Não tenho ideia do resultado mas sinto que posso me surpreender. Basta um pouco de paciencia, minha e da modelo rs… Tenha um otimo dia!