Portfolio

[portfolio] Fernando Lessa

Livro de fotografia

Foto: Arquivo pessoalFernando Lessa é um fotógrafo de moda que mantém em paralelo ao trabalho comercial uma consistente produção autoral. Natural de Piracicaba (SP), 28 anos de idade, Fernando fez um mestrado de moda na London College of Fashion, em Londres, quando as coisas não estavam muito bem em sua faculdade de biologia: “Como já tinha interesse por fotografia (como hobby), achei que poderia ser uma alternativa”, explica.

Após um ano como assistente em um estúdio, ele se lançou como fotógrafo freelancer. Uma experiência que tem lhe dado uma boa dimensão do mercado. “Chegamos num ponto onde o mercado está sendo obrigado a se profissionalizar, especialmente com a baixa do dólar e com tantos fotógrafos estrangeiros ‘aportando’ por aqui”, analisa, pois ele julga que haja diretores de arte e editores capacitados de menos. “Nos acostumamos a trabalhar com ‘panelinhas’ e muitas vezes os cargos são oferecidos a ‘amigos’ que não têm nenhuma capacidade e conhecimento para a função que ocupam. Mas acredito que isso está mudando, principalmente com a nova geração ‘pós-digital’”, percebe.

À parte o trabalho comercial, Fernando desenvolve seu trabalho autoral conforme as ideias vão aparecendo. Segundo diz, sua fase está bastante técnica, com aprimoramento em impressão, especialmente processos antigos, produção de gifs animados e parcerias com “fotopintores”. Nesse espírito, ele retomou sua série Kinksters, que aborda o mundo do fetichismo. “Meu trabalho autoral gira em torno do ser humano e seu comportamento. Sou biólogo de formação e vejo o homem como um animal e seu comportamento é o que me interessa”, destaca o paulista, que direciona essa produção para o mercado fine art. http://www.fernandolessa.com/

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Foto: Fernando Lessa

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário