Altair Hoppe Colunistas Tratamento de imagem

Photoshop: transforme fotos horizontais em panorâmicas

Um dos comandos mais fantásticos do Photoshop nas últimas versões é o Escala Sensível a Conteúdo / Content-Aware-Scale. Esse comando permite, de forma incrível, ampliar a largura de imagens sem distorcer pessoas ou objetos.

fig01
Figura 1

Você pode transformar imagens do formato horizontal padrão para, por exemplo, panorâmicas, sem perder, distorcer ou clonar áreas da foto. O Photoshop aumenta a largura da imagem, reconstrói o fundo e preserva as proporções dos elementos em cena. Para quem precisa de imagens mais largas na hora da diagramação de books ou álbuns, esse recurso é indispensável. Veja no passo a passo como o Content-Aware-Scale funciona.

Veja a figura 1 (acima). Ela está no formato horizontal padrão, na proporção 3:4. Queremos fazê-la panorâmica, ou seja, precisamos aumentar o fundo da imagem sem distorcer o casal de noivos. Se usássemos o comando Transformação Livre / Free Transform (Ctrl T) para redimensionar a imagem, ela ficaria com um aspecto horrível, como mostra a figura 2. Então, nunca faça isso.

fig02
Figura 2

O processo correto consiste, primeiro, em destravar a camada Plano de Fundo / Background. Na paleta Camadas / Layers, dê dois cliques sobre a miniatura da camada para abrir a caixa de diálogo Nova Camada / New Layer (fig. 3). Apenas confirme as configurações e a camada estará destravada.

fig03
Figura 3

Depois, selecione a ferramenta Corte / Crop na barra de ferramentas, crie uma seleção ao redor de toda a imagem e arraste os pontos centrais para fora da área de edição, tanto no lado esquerdo como no direito (fig. 4).

fig04
Figura 4

Quando você pressionar Enter, o Photoshop criará uma área transparente, que representa a nova dimensão da imagem. Se você quiser um tamanho específico para a nova imagem não use a ferramenta Corte, mas o menu Imagem > Tamanho da Tela de Pintura / Canvas Size. Lá podemos especificar em centímetros o novo tamanho da imagem.

Com mais área para redimensionar a imagem, vá ao menu Editar / Edit e selecione o comando Escala Sensível a Conteúdo / Content-Aware-Scale (fig. 5). Novamente, nas extremidades da imagem temos pontos de transformação. Arraste os pontos centrais, tanto no lado esquerdo como no direito até cobrir toda a área transparente no fundo (fig. 6).

fig05
Figura 5

fig06
Figura 6

Agora, olhe a imagem redimensionada. Não é assustador! O Photoshop aumentou apenas o fundo da imagem e preservou os noivos. Fabuloso! Veja a imagem antes e depois do redimensionamento. Mas atenção: a Escala Sensível a Conteúdo só funciona perfeitamente com pessoas se, quando você ativar o comando, ligar na barra de opções o ícone Proteger Tons de Pele / Protect Skin Tones, como mostra a figura 7. Então, fique atento!

redimensionar final
Imagem redimensionada
fig07
Figura 7

Apesar de ser poderosa, essa ferramenta às vezes se perde por não conseguir entender o que é tom de pele e o que é o fundo. Ou, às vezes, na imagem não existe pessoas. Como fazemos nesses casos? Simples: criamos uma seleção e falamos para o Photoshop o que é para preservar. Vamos ver um exemplo. Veja a figura 8. Vamos converter a imagem para o formato panorâmico ampliando um pouco o lado esquerdo da imagem e um pouco mais do lado direito.

fig08

Novamente destrave a camada Plano de Fundo / Background, dando dois cliques na miniatura da camada. Com a ferramenta Corte / Crop, aumente a área de edição. E agora vem a diferença! Antes de selecionar o comando Escala Sensível a Conteúdo, selecione a ferramenta Laço / Lasso e crie uma seleção ao redor da modelo, inclusive na sua sombra (fig. 9).

fig09
Figura 9

A seguir, salve essa seleção pelo menu Selecionar > Salvar Seleção / Select > Save Selection. Na caixa de diálogo apenas coloque um nome para a seleção (fig. 10). Pressione Ctrl D para desmarcar a seleção e ative o Escala Sensível a Conteúdo / Content-Aware-Scale pelo menu Editar / Edit. Assim, aparecem os pontos de transformação. Agora, muita atenção: na barra de opções ligue o ícone Proteger Tons de Pele e observe. Ao lado, temos um menu chamado Proteger / Protect. Clique sobre a palavra Nenhum / None e veja que aparece o nome da sua seleção salva anteriormente (fig. 11). Ative-a.

fig10
Figura 10
fig11
Figura 11

Agora, sim, podemos arrastar os pontos de transformação nas laterais da imagem que a modelo e sua sombra não serão afetados pelo redimensionamento. Supersimples! Veja abaixo o resultado. Uma dica: podemos usar o Escala Sensível a Conteúdo / Content-Aware-Scale tanto para aumentar como para reduzir a largura das imagens. Por exemplo, podemos transformar imagens horizontais em verticais. O processo é exatamente o mesmo. Boa diversão!

escala sensivel final

photoshop

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário