Perdida por 2 anos, GoPro que voava em um balão é achada com “clique de ouro”

Em 2013, cinco amigos do Arizona, EUA, decidiram capturar algumas fotos e vídeos do espaço, enviando uma GoPro em um balão meteorológico. A câmera subiu mais de 30 mil metros, mas os caras perderam a noção de onde ela foi parar.

ballooon
cameraspacecraft

Tudo parecia perdido. A equipe passou meses se perguntando se eles encontrariam a câmera novamente. Foi então que, 2 anos depois, em 2015, receberam o telefonema de uma mulher que encontrou uma estranha caixa com seus nomes. Era a câmera e todas as imagens originais. Esta é uma das imagens estonteantes gravadas pela GoPro, mostrando o Grand Canyon:

grandcanyon

O balão carregava uma GoPro HERO3, uma filmadora Sony e um telefone Samsung Galaxy Note II. As duas câmeras foram definidas para gravar imagens enquanto o telefone tirava fotos e rastreava a localização. Veja algumas filmagens e a história no vídeo:

FONTE: PETAPIXEL

Artigos relacionados

34 Comentários

  1. Muito legal as fotos !

    Não entendi porque não rastrearam a câmera pelo GPS do telefone.
    É certo que as fotos foram tiradas no breve período da vida útil da bateria do smartphone.
    Outra dúvida é que a sonda meteorológica em questão, com autonomia para atingir 30.000 metros, certamente do tipo inextensível de polietileno ( as extensíveis de látex são menores, mais frágeis é só podem transportar até 2Kg))também tem vida útil pequena, sob a exposição contínua de raios UV, ozônio e às diferentes temperaturas e pressões ( existem as de neoprene, mais resistentes sobretudo ao congelamento) e com restrições de capacidade de transporte de cargas ( câmera, smartphone ).
    Mesmo assim, ainda que em um curto período de exposição, aí estão as belas fotos, que comprovam a experiência,e,possíveis também devido a sorte de terem caído na terra e em área acessível e habitada.

  2. Errrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr…
    Eu vi o vídeo inteiro, lí cada palavra (Moro na Irlanda, então inglês é o de menos) e acredite, não vi nada desse história que você falou de que a camera ficou perdida por 2 anos, pelo menos, não no vídeo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *