Pedro David vence o Conrado Wessel

Foto da série “Sufocamento”, de Pedro David, vencedora do FCW 2012

A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou ontem (31) a relação dos vencedores e finalistas do Prêmio FCW de Arte 2012. E quem teve razões de sobra para comemorar foi o mineiro Pedro David, cujo ensaio fotográfico Sufocamento foi eleito o grande vencedor do concurso.

Formado em jornalismo pela PUC de Minas, Pedro David tem sido um nome recorrente no circuito artístico nacional desde a publicação, junto com os também mineiros João Castilho e Pedro Motta, do ensaio Paisagem Submersa, em 2008.

Além de figurar em uma dezena de museus e coleções privadas, sua extensa obra já rendeu outras importantes premiações, como o Prêmio Nacional Pierre Verger em 2011 e o Porto Seguro em 2005.

Pedro irá receber, na cerimônia de entrega do prêmio dia 17 de junho, em São Paulo, além do troféu que simboliza o FCW, R$ 114,3 mil em dinheiro. O segundo lugar coube a Mauro Restiffe, pelo ensaio Planos de Fuga. O paulista receberá R$ 42,8 mil, mesmo cachê que será pago ao terceiro colocado, o paulista Bob Wolfenson, pelo ensaio Belvedere.

A lista de finalistas do concurso, que este ano registrou recorde de participações (468 trabalhos inscritos), inclui ainda nomes como os de Claudia Jaguaribe, Valdemir Cunha, Gilvan Barreto e Marcos Muniz, o que atesta a excelência do prêmio, que nos últimos anos deixou de contemplar a fotografia publicitária em favor dos ensaios fotográficos. Site do concurso: www.fcw.org.br.

“Planos de fuga”, de Mauro Restiffe, ficou em segundo lugar no concurso
Foto do ensaio “Belvedere”, de Bob Wolfenson, terceiro colocado

Artigos relacionados