Últimos dias de Paraty Em Foco refletem a diversidade fotográfica
O 12º Paraty em Foco começou com sol, calor e muitos sorrisos. O tempo mudou, as ruas alagaram mas mesmo assim todos estavam felizes por fazer parte desta história. Organizar um evento deste porte requer muito suor, esforço e amor pela fotografia. Em nenhum momento o 12º Paraty em Foco deixou a desejar. As palestras foram sensacionais com grandes personalidades da fotografia, as exposições encantaram a cidade e trouxeram importantes reflexões, além dos workshops que ocorreram durante o evento e transformaram o pensar fotográfico dos alunos.

O fotógrafo Guy Veloso e José Bassit, entrevistados por Milton Guran, onde os dois fotógrafos documentais conversaram sobre suas fotografias de manifestações religiosas populares. Uma das palestras mais esperadas do dia foi a de Paulo Fridman, por Joaquim Paiva. Fridman possui uma invejável carreira na fotografia editorial, além de seus trabalhos autorais, que possuem uma linguagem única e conceitual. O fotógrafo cedeu uma entrevista para o iPhoto Channel, que em breve estará em nosso canal no Youtube, sobre sua carreira e as duas exposições que fazem parte do 12º Paraty em Foco.


Das fotografias expostas na galeria do Leilão em Foco a de Gal Oppido chamou a atenção, não era incomum encontrar pessoas conversando sobre o seu trabalho. O fotógrafo esteve no palco das palestras do Paraty em foco, entrevistado por Joaquim Paiva, com o tema “O corpo, percursos e percalços”, onde tratou a leitura fotográfica do mundo e suas escolhas enquanto forma e conteúdo. O final de tarde ficou por conta da mesa “Fotografe Melhor” com o diretor de fotografia, Walter Carvalho, por Sérgio Branco, editor da revista. A conversa abordou a carreira do diretor que sempre esteve ligada com fotografia e cinema.



O último dia do Paraty Em Foco transbordou saudades antes mesmo do evento ser finalizado. Pela manhã a palestra “Arqueologia do digital” contou com Milton Montenegro e Levindo Carneiro, por Pedro Vasquez, que discutiram a transição da fotografia para o digital, os fotógrafos falaram sobre como mergulharam de cabeça na tecnologia.

“A Fotografia e Comunidade” foi tema da segunda palestra do dia com os convidados Ratão Diniz e Marcus Vini, entrevistados por Érico Elias. A conversa franca fez reflexões sobre a fotografia em comunidades pobres e periféricas, dissertando sobre a inclusão e autorrepresentação. Ratão Diniz dominou a palestra no momento em que mostrou suas fotografias e explicou para a platéia qual o significado daquelas imagens para ele. O fotógrafo é formado na Escola de Fotógrafos Populares da favela da Maré, no Rio de Janeiro e suas fotografias representam locais onde apenas quem faz parte poderia explorar.


E o dia finalizou com a palestra dos criadores da comunidade no Facebook, Gabriel Toledo e Christina Maseda, por Érico Elias “Paraty, uma foto por dia” sobre a potencialidade da fotografia digital e das redes sociais como ferramenta para a troca de olhares, discussão técnica e criação colaborativa.

Para saber mais alguns detalhes e a nossa impressão sobre o 12º Paraty Em Foco, convidamos para que você leia as matérias “A imersão fotográfica que precisamos” e “Paraty Em Foco, o festival humano de fotografia”, da jornalista Ruca Souza.
