Onde assistir Mank, vencedor do Oscar de Melhor Fotografia?

Como postamos aqui na semana passada, Mank era o grande favorito para o Oscar de Melhor Fotografia. E não deu outra! Embora Nomadland, seu principal concorrente, tenha levado o prêmio como Melhor Filme e Direção, Mank conquistou os membros da Academia por ser completamente em preto-e-branco e com uma iluminação impecável. Veja abaixo o trailer e no fim do post saiba onde assistir Mank na íntegra. Em vez de filmar e converter imagens coloridas posteriormente, o diretor gravou o filme inteiro no set em preto e branco, o que exigiu muito mais precisão das equipes de design de figurino e produção.

A direção de fotografia de Mank foi feita por Erik Messerschmidt e retrata, na década de 1940, o roteirista Herman Mankiewicz enquanto escrevia o roteiro do filme “Cidadão Kane”, considerado uma das obras-primas da história do cinema, sendo apontado por muitos críticos como o maior filme já produzido. Em seu Instagram, nos últimos meses, o diretor postou alguns bastidores bem interessantes de como montou a fotografia do filme. Veja um exemplo abaixo:

Antes de filmar Mank, o diretor de fotografia tirou cerca de 100 imagens de inspiração de clássicos como Rebecca, Casablanca e Grapes of Wrath , examinando cada uma delas. E embora ele não quisesse copiar Cidadão Kane explicitamente , ele ainda olhou para a obra-prima de Orson Welles como um guia, usando os mesmos truques estilizados que o lendário cinegrafista de Cidadão Kane, Gregg Toland, fez – com a fotografia de foco profundo e uma iluminação dramática que esmaece.

Erik Messerschmidt, diretor de fotografia de Mank e vencedor do Oscar 2021

“O que eu mais temia era o risco de o preto e branco se tornar uma paródia de si mesmo”, diz ele. “Se você for muito pesado com isso, pode rapidamente transformar o pastiche em uma paródia”, revelou o diretor de fotografia.

Onde assistir o filme Mank?

Onde assistir Mank

Mank recebeu um total de 10 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor por David Fincher, Melhor Ator por Gary Oldman, Melhor Coadjuvante Atriz de Amanda Seyfried, bem como de Melhor Desenho de Produção, Figurino, Maquiagem e Penteado, Som e Partitura. O filme já está disponível na Netflix Brasil e você pode apreciar o trabalho perfeito do vencedor do Oscar de Melhor Fotografia 2021.

Confira os 23 vencedores do Oscar 2021


Melhor filme – “Nomadland” 
Melhor direção – Chloé Zhao: “Nomadland”
Melhor ator – Anthony Hopkins: “Meu pai”
Melhor atriz – Frances McDormand: “Nomadland”
Melhor fotografia -“Mank”
Melhor filme internacional – “Druk – Mais uma rodada” (Dinamarca)
Melhor atriz coadjuvante – Youn Yuh-jung: “Minari”
Melhor ator coadjuvante – Daniel Kaluuya: “Judas e o messias negro”
Melhor roteiro adaptado – “Meu pai”
Melhor roteiro original – “Bela vingança”
Melhor design de produção – “Mank”
Melhor figurino – “A voz suprema do blues”
Melhor trilha sonora – “Soul”Melhor animação – “Soul”
Melhor curta de animação – Se algo acontecer… te amo
Melhor curta-metragem em live action – “Dois estranhos”
Melhor documentário -“Professor Polvo”
Melhor documentário de curta-metragem – “Collete”
Melhor som – “O som do silêncio”
Canção original – “Fight for you”: “Judas e o messias negro”
Maquiagem e cabelo -“A voz suprema do blues”
Efeitos visuais -“Tenet”
Melhor edição -“O som do silêncio”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *