A Olympus anunciou o lançamento de uma nova câmera fotográfica de alto desempenho. A OM-D E-M1X é equipada com dois processadores TruePic VIII, um sistema AF híbrido de 121 pontos, totalmente cruzado, com ‘Intelligent Subject Detection’ e disparo contínuo a 60fps (18 com AF contínuo). A nova câmera tem um corpo robusto e resistente a intempéries que possui estabilização de imagem no corpo que pode reduzir o tremido em até 7 pontos (7,5 pontos com a lente 12-100mm sob condições específicas).
Fisicamente, a E-M1X se parece com a E-M1 com um grip de bateria embutido. Seu corpo em liga de magnésio é projetado para passar a especificação IPX1 para entrada de água, e seu refinado filtro de ondas supersônicas sacode 10% a mais de poeira do sensor do que em câmeras anteriores, de acordo com a Olympus. Um ‘tubo de calor’ integrado ajuda a manter o sensor frio durante o disparo de rajadas ou vídeos por um longo período de tempo. O obturador está classificado para 400.000 disparos.
As fotos podem ser compostas por um grande EVF com 2,36 milhões de pontos (que parece baixo para uma câmera de US $ 3.000) ou em um display touchscreen traseiro de 3 “. A alça embutida contém duas baterias BLH-1, que em combinação devem fornecer 870 tiros até que ambos estejam exaustos (por classificação CIPA). O E-M1X suporta a entrega de energia através de USB-C, que permite aos usuários carregar ambas as baterias na câmera, em um total de cerca de duas horas usando um laptop ou tablet Existem dois slots para cartões SD na câmera, ambos suportando mídia UHS-II.O E-M1X também tem um GPS integrado e bússola, além de sensores de pressão, temperatura e aceleração.
O sistema de foco automático na E-M1X é derivado da E-M1 Mark II. Ele coloca 121 pontos de detecção de fase do tipo cruzado em cima de um sistema tradicional de detecção de contraste. O ponto de foco pode ser definido usando o touchscreen totalmente articulado ou o joystick de 8 direções. O sistema de Detecção de Assunto Inteligente pode detectar e rastrear sua escolha de trens, carros de corrida e motocicletas, ou aeronaves de todos os tipos, além de rostos e olhos. Desculpe, não há detecção de animais ainda. Tal como acontece com a E-M1 II, a E-M1X pode disparar em 18fps com autofoco contínuo e exposição ou 60fps com AE e AF bloqueado, usando o seu obturador eletrônico.
A E-M1X oferece o mesmo modo High Res Shot que a E-M1 II, que cria imagens equivalentes a 80MP, deslocando ligeiramente o sensor. Além disso, a E-M1X tem um modo de mão, que tenta fazer a mesma coisa, mas sem o tripé e com a correção de movimento (confira nosso Review in Progress para ver o quão bem ele funciona). Outra novidade é o Live ND, que simula o efeito de um filtro de densidade neutra de até 5 paradas, combinando múltiplas exposições. O modo Pro Capture ainda está lá, o que economiza até 35 quadros em buffer antes que você pressione completamente o botão de liberação do obturador.
A E-M1X tem especificações de vídeo muito boas (mas não líderes de classe). Você pode capturar DCI em até 24p/237Mbps e vídeo UHD 4K a 30p/102Mbps, usando a largura total do sensor. A gravação em Full HD a 60fps também está disponível, com uma taxa de bits superior de 202Mbps. A câmera suporta curvas de tempo de código de tempo, planas e OM-Log400 e pode produzir 8:4:2:2 de 8 bits em um gravador externo.
A Olympus OM-D E-M1X tem previsão de chegar ao mercado no final de fevereiro por US$ 2.999.
Fonte: DPReview