O que será da fotografia pós pandemia? 8 dicas para se adaptar ao novo mercado
Vários futuristas internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros ( El País 13/04/2020). Os boletos chegam e a previsão de quando sairemos dessa onda de isolamento não parece ter uma data definida. Na fotografia dependemos do presencial, fotografamos eventos, pessoas, coisas que na maioria das vezes só funciona presencialmente. Como fazer para adaptar a sua fotografia seguindo a tendência desse novo momento?
- Pense online: De nada adianta ficar em casa esperando o fim da quarentena, isso traz insegurança e ansiedade. O isolamento por durar semanas e até meses, melhor buscar solução logo e desenvolver projetos que possam melhorar a sua imagem como fotógrafo. Lives, redes sociais, melhore o seu portfólio são algumas das coisas que podem ser feitas para minimizar os prejuízos.
- Faça um curso online: sempre tem algo a mais que possa aprender na sua área, um curso ou até uma mentoria com aquele fotógrafos que você admira. Eu sugiro também buscar conhecimento fora da área da fotografia, mas que possa ajudar muito na organização do seu trabalho, como algo na linha de economia e finanças ou gerenciamento de negócios. Existem várias boas opções e até faculdades oferecendo boas alternativas de cursos nas mais variadas áreas.
- Revise as prioridades do seu trabalho e a sua relação com os seus clientes. O mundo que conhecíamos e que valorizava o consumir por consumir mudou. Certamente uma tendência de futuro serão as empresas e profissionais que conseguirem se manter no mercado com um olho no serviço e o outro olho no coletivo. Descubra uma causa que você possa ajudar com a sua fotografia, faça campanha e difunda o que você acredita. Indiretamente, esses projetos extras podem lhe trazer empatia junto com os seus clientes.
- Menos é mais, revise o seu processo de trabalho, estrutura, equipamentos e o quanto você gasta para manter tal estrutura. O mundo pós pandemia vai exigir enxugar estruturas e também equipe. Mas tal processo não deve ser visto como algo pesado e sim necessário para novos entendimentos.
- Reconfiguração do espaço físico, se você atende o seu cliente na sua casa, estúdio ou evento, saiba que tudo isso será revisto. A pandemia trouxe ansiedade e medos que irão forçar novos hábitos. O receio de aglomeração deve permanecer e os cuidados de bem estar e higiene estarão em alta. Certamente na recepção do seu estúdio, junto com a bomboniere , haverá a constante necessidade do álcool gel e
pense em investir em uma lente teleobjetiva , ninguém vai querer ser fotografado por um fotógrafo com uma lente que necessita ficar a menos de 1 metro do fotografado. - Fotografia por vídeo chamada pode encontrar espaço nesse momento de isolamento social. Já existem e-commerce e até campanhas fotografando por video chamadas.
- O home Office é o novo ambiente de trabalho, é verdade que muitos profissionais já utilizavam de plataformas como skype e outros para manter contato com a equipe e clientes, mas na fotografia ainda existia muito preconceito. Muitos fotógrafos achavam arriscado fazer video call com os clientes e sustentavam que fechar negócio tinha que ser olho no olho. Essa forma de fazer negócio tem que ser revista e cada vez mais novas plataformas de comunicação surgirão ou serão aprimoradas.
- É hora de se adaptar, foi o naturalista Charles Darwin que disse “não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.” Em um momento crítico como esse, cada vez mais nos leva a pensar sobre o próximo passo, quem vai evoluir ou quem vai se sucumbir. É necessário testar idéias, se informar e se adaptar aos novos tempos. Muitas idéias vão falhar, mas é preciso manter o movimento para que se ache a idéia certa. A
adaptação surge do desejo de seguir em frente, também na fotografia.
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