Preparar um bom portfólio pode ser uma porta de entrada para os trabalhos que você quer conquistar. Mas o portfólio vai além disso, ele é uma maneira de mostrar aos seus clientes o quão você gosta e é organizado com o seu trabalho. Mas há sempre a dúvida, se publicar as fotografias em plataforma online é legal e não fere nenhuma lei de direitos morais e autorais.
Hoje a divulgação do próprio trabalho não se limita ao meio impresso, o digital é o maior canal de captação de clientes e por onde muitos deles vão acabar encontrando o profissional que se encaixe com a proposta. Mas como os próprios fotógrafos, sabem a internet é terra de ninguém, e às vezes publicar uma fotografia pode causar certos problemas.
O advogado e especialista em direito autoral Marcelo Pretto traz o assunto em seu livro publicado pela iPhoto Editora. Ele conta que após muito estudar e pesquisar sobre esse assunto específico chegou em uma conclusão muito bem baseada. “Considerando que o fotógrafo será sempre o autor de sua fotografia, pois não pode abrir mão desse fato, mesmo que os direitos patrimoniais tenham sido alienados a terceiros, pode o fotógrafo divulgar a sua criação” conclui Pretto.
Mas o autor alerta para um detalhe, o termo portfólio – portar folhas – pode ser usado como forma de protesto, já que no sentido literal ele se refere ao processo manual e não ao www. Mesmo assim o fotógrafo pode divulgar seu trabalho desde que não fira a moral e a ética de outra pessoa.