Tendência

O que é Lightograph, a evolução da fotografia

Recentemente, escrevi sobre a revolução que os tokens NFT estão fazendo na fotografia e artigos digitais colecionáveis. Essa semana, postamos aqui no iPhoto Channel sobre a revolucionária câmera mirrorless com sistema android da Yongnuo. E agora, vamos falar de outro método inovador que promete revolucionar a fotografia e as artes visuais: o Lightograph.

Mas o que é o Lightograph? Segundo o fotógrafo Jeremy Cowart, que criou o método, o Lightograph é processo que permite mover a luz através de uma foto sem a alteração de nenhum movimento ou perspectiva. Ou seja, é como se você fizesse uma foto com vários esquemas de luz e a pessoa retratada fica estática e apenas a iluminação vai mudando de lugar.

O que é Lightograph, a evolução da fotografia

O método é tão revolucionário que Jeremy entrou com o pedido da patente da criação. Talvez você esteja pensando que ele usa Photoshop ou algum programa para fazer a composição das fotos. Nada disso! Segundo ele, não é usado nenhuma computação gráfica ou software 3D para criar os Lightographs. Ainda não ficou muito claro como isso funciona? Então, veja o vídeo abaixo com um exemplo de um Lightograph:

Syra – 422 – Mobile w Sound from Jeremy Cowart on Vimeo.

“A luz agora pode contar várias histórias em uma única imagem. Ele pode mostrar o lado do herói e do vilão de uma pessoa no mesmo retrato com uma simples mudança de luz. Os humanos são multifacetados. Estamos mudando e evoluindo constantemente”, diz o fotógrafo.

Porém, Jeremy Cowart diz que o método não é um filme porque não há movimento. E não é uma fotografia porque a luz se move. Para ele, o Lightograph é um método inovador para as artes visuais que permite que a luz conte mais de uma história em uma imagem estática e pode mudar para sempre o que é possível mostrar em um retrato.

Jeremy 2 – 422 – Mobile w- Sound from Jeremy Cowart on Vimeo.

Segundo Jeremy, as possibilidades do uso do Lightograph são infinitas. “A Lightography pode ser aplicada a quase todos os gêneros de fotografia. Assim, pode funcionar para fotos de estúdio, famílias, moda, fine-art, beleza, retratos e até em animais de estimação se eles puderem ficar parados ou estão dormindo. Quando as pessoas olham meus Lightograph sempre ouço: não consigo parar de olhar para isso”, diz o fotógrafo sobre como sua criação pode ser versátil e atrativa.

“Estou surpreso por não ter sido feito antes e estou muito honrado por poder apresentá-lo à indústria. É realmente uma forma nova e única de fazer arte”, afirmou. Veja abaixo um vídeo com mais exemplos de Lightograph e a linha do tempo da evolução da fotografia:

Introducing the LIGHTOGRAPH from Jeremy Cowart on Vimeo.

Mas como fazer um Lightograph?

“É um processo bastante técnico. Fotógrafos experientes que entendem de iluminação vão entender e aprender rapidamente”, diz Jeremy. Mas se você não é um fotógrafo experiente, Jeremy criou uma vídeo-aula de 1h10min ensinando como criar um Lightograph, porém, o valor é um pouco salgado neste momento com o dólar nas alturas: US$ 249.

Enquanto ele não revela gratuitamente sua técnica, é bem provável que muitos fotógrafos publiquem abertamente vídeos e tutoriais de como é o processo de criação dos Lightograph. Afinal, o próprio Jeremy disse que estava surpreso por não ter sido feito antes. Ou seja, há um bom tempo existia a possibilidade de fazer esse tipo de foto, porém, ninguém “se ligou” e juntou os pontos.

Lia_Knapp – ProRes 422 – Mobile w- Sound from Jeremy Cowart on Vimeo.

Em comentários em redes sociais alguns fotógrafos já dizem que Jeremy, na verdade, faz uma sequência de fotos com strobos diferentes com o flash Godox AD600. Será? Talvez seja uma boa possibilidade e caminho para seguir e aprender a técnica de Jeremy.

Se você gostou do método e quer apresentar uma inovação na sua cidade e mercado para se diferenciar, o Lightograph pode ser uma ótima oportunidade.

Espero que tenha gostado desse post e em breve voltamos com mais novidades. Até a próxima!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *