O poder de se mover 30 centímetros para fazer a foto perfeita

O fotógrafo Jason Parnell-Brookes, vencedor do Nikon Photo Contest 2018/19 e eleito fotógrafo do ano em 2014, escreveu um artigo para o site Fstoppers mostrando na prática como alguns centímetros fazem muita diferença no resultado final de uma foto. Disse Jason: “Os fotógrafos estão obcecados em melhorar seu trabalho através de novos equipamentos, iluminação ou pós-produção, mas há um truque que muitas vezes é esquecido: o poder de se mover 30 centímetros.

Quando fotografo retratos e quero ter uma aparência diferente, uso vários cenários, mexo com a iluminação, reposicionar os refletores, faço meu modelo posar de maneiras diferentes, experimentar roupas diferentes na tentativa de obter uma variedade de fotos diferentes. Mas é a minha experiência em fotografia de paisagem que me ensinou que simplesmente reposicionar a câmera, mesmo que meros centímetros, pode transformar uma fotografia. Deixe-me dar um exemplo para mostrar o que quero dizer.

Depois de ficar acordado uma noite fazendo algumas fotos de astrofotografia para capturar o cometa NEOWISE, decidi sair para o nascer do sol às 4h30. Assim que o sol apareceu por trás das colinas, uma luz radiante, brilhante e dourada aqueceu os campos. Bem na minha frente, algumas flores silvestres, iluminadas pelo sol nascente, e eu queria tirar algumas fotos. Por isso, decidi fotografar com a minha câmera Nikon D750 e uma lente AF-S NIKKOR 70-200mm f / 2.8G ED VR II. 

Mantive minhas configurações iguais o tempo todo para mostrar o quão poderoso pode ser o simples movimento de alguns centímetros. No modo manual, defino uma abertura de f / 4.5, velocidade do obturador de 1 / 1.600 seg e defino Auto-ISO. Aumentei o zoom para 200mm para achatar a cena e colocar o fundo em um desfoque suave, o que permitiria que a flor se destacasse limpa e nítida. Eu também atirei da mesma posição, apenas agachando-me ainda mais, até chegar quase ao chão.

Foto a 1,80 metros de altura

Meu primeiro instinto foi me agachar em relação a minha posição natural. “Por que estou agachado?”, pensei comigo. E então percebi que a experiência me ensinou que eu precisava de um pouco de brilho na minha foto para banhar a moldura com a luz laranja do sol, mostrando assim que as flores não eram apenas retroiluminadas, mas retroiluminadas por um sol nascente. Era o ângulo do clique que fazia toda a diferença. Então, pensei em testar isso, levantando-me a cerca de 1,80 metros do chão. Nessa altura, o fundo da foto é o gramado verde, apesar de disparar em direção ao sol nascente (veja foto abaixo). O resultado é bom, mas não é extraordinário.

Flor fotografada em pé inicialmente

Foto a 1,50 metros de altura

Então, me abaixei mais um pouco. Apenas 30 centímetros. Sai de 1,80 para 1,50 de altura. Nada mudou nesta foto, exceto que a câmera agora está reposicionada 30 centímetros mais baixa e agora o reflexo laranja do sol agora banha a grama ao fundo. Embora as hastes e pétalas das flores ainda estivessem brilhantes, os verdes agora brilhavam em um laranja. Era quente e convidativo. “Mas até onde eu poderia aumentar isso”, me perguntei, pensando que talvez o fundo ficasse cada vez mais laranja até que se tornar uma bagunça gigante e superexposto. Veja o resultado abaixo.

Flor fotografada levemente agachada

Foto a 1,20 metros de altura

Então, eu desci mais 30 centímetros (agora estava a 1,20 metros de altura). Aqui estou quase agachado. O horizonte e o sol podem ser vistos tentando entrar no quadro na parte superior, enquanto o contraste agora é aumentado. Agora, os verdes haviam desaparecido completamente e os tons de laranja escureceram em um vermelho carmesim. Eu tinha o horizonte distante no topo da moldura, e o sol estava agora quase visível. A foto teve muito mais contraste com as sombras se aprofundando e os destaques quase brancos. Por que não foi superexposta? Como eu tinha o Auto-ISO ativado, a câmera mediu a cena e ajustou o ISO de acordo. Veja o resultado da foto abaixo.

Flor fotografada em posição quase agachada

Foto a 90 centímetros de altura

Hora de descer mais 30 cm e incluir o sol no quadro. A câmera está agora a apenas 90 centímetros do chão. A cena sofreu uma transformação bem grande. As sombras agora estavam negras como carvão, o sol apenas um oval branco, distorcido pelo seu ângulo baixo no horizonte. O céu inteiro estava vermelho e laranja. Apenas duas linhas nítidas e brancas de cada lado de cada haste penetraram parcialmente no solo preto. Veja resultado abaixo.

Flor fotografada agachada com sol no horizonte

Conclusão

Eu fotografei esta série de imagens no modo manual, tendo deixado no Auto-ISO; Dessa forma, todas as minhas outras configurações permaneceriam as mesmas para consistência visual, e eu mantive minha distância focal em 200 mm na minha lente 70-200 mm nas quatro fotos. Isso mostra que o poder de mover apenas 30 centímetros pode alterar drasticamente a aparência de uma foto. E não pense que isso funciona apenas para fotografia de natureza ou retratos, isso funciona para qualquer gênero de fotografia. Portanto, embora minhas imagens acima sejam de flores silvestres, a técnica pode ser aplicada igualmente à astrofotografia (pense na mudança de primeiro plano), paisagens, macro, produtos e muito mais. Então, da próxima vez que você fotografar e quiser obter alguma variedade, por que não tentar se mexer um pouco e ver o que acontece? Compare o antes e depois das fotos a 1,80 metros de altura (primeira imagem que fiz) e a foto a 90 centímetros de altura (a última foto que fiz).

Flor fotografada de seis pés de altura
Foto feita a 1,80 metros de altura do chão
Foto feita a 90 centímetros de altura do chão

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