Na Fauna, o “grito próprio” de Lucas Lenci

Na próxima terça-feira, 27, o fotógrafo paulistano Lucas Lenci abre sua primeira grande mostra individual, Desaudio, na Fauna Galeria, em São Paulo. A curadoria é de Cássio Vasconcellos, de quem Lucas é sócio no Fotospot, site de venda de fotografias fine art.

Aliás, foi o lançamento do site, em 2010, o ponto de partida dessa exposição, cujo período de visitação vai até 9 de fevereiro. “Ao editar um número enorme de imagens de grandes fotógrafos, surgiu a necessidade de um grito próprio”, conta Lenci, que sentiu daí a necessidade de “consolidar minha própria linguagem e estabelecer algo que fosse forte e marcante”.

“As fotografias de Lucas são equilibradas e harmônicas na composição. São espaços quase desertos, com poucas pessoas e muito horizonte e silêncio. Ao contrário do dia a dia caótico da cidade, não há conflito nas imagens, o que para paulistanos como nós dois e tantos outros é um alívio”, afirma Cássio Vasconcellos, revelando ainda que o processo de edição e curadoria durou cerca de seis meses: “Ajudei o Lucas a encontrar o fio condutor dentro de um universo de imagens, a detectar a história que ele queria contar. A exposição Desaudio tem uma unidade, que é o olhar do fotógrafo, e não o lugar ou a época em que as fotos foram feitas”, define.

Das 17 imagens que compõem a série, há material de arquivo e também fotos novas. “A foto mais antiga tem sete anos, e a mais recente, 40 dias”, revela Lenci, que inseriu imagens de lugares tão próximos quanto São Simão (SP) e Punta del Este, e distantes como Tóquio e Maldivas. “Mas tanto faz o lugar, porque o momento de fotografar é solitário, e percebi que isso pode estar presente na fotografia. É a criação de um espaço só meu, como se fossem locais inventados”, argumenta, adiantando que Desaudio vai virar livro no ano que vem. “É o resultado de três anos em contato com os mestres da fotografia nacional que estão no catálogo da Fotospot, e, consciente ou inconscientemente, me ajudaram nesse processo”.

 

Artigos relacionados