Cinema

O Fotógrafo de Mauthausen: o filme que todo fotógrafo deve assistir

O fotógrafo de Mauthausen é um filme baseado em fatos reais e conta a história do fotógrafo espanhol Francisco Boix, que conseguiu guardar, esconder e depois mostrar ao mundo uma imensa série de fotografias das atrocidades cometidas no campo de concentração de Malthausen, na Áustria, ao longo da Segunda Guerra.

Trailer do O fotógrafo de Mauthausen

Segundo a Wikipedia, “Mauthausen-Gusen foi um complexo de campos de concentração construídos pelos nazistas na Áustria, situado a cerca de 20 km da cidade de Linz. Inicialmente consistindo apenas de um pequeno campo, transformou-se num dos maiores complexos de trabalho escravo da Europa ocupada pela Alemanha durante a II Guerra Mundial. Os prisioneiros destes campos eram usados para o esforço de guerra alemã, trabalhando em pedreiras e fabricando armas, munições, peças de aviões e minas, sob um regime de trabalhos forçados (…)

Poster oficial do filme na Netflix

Em janeiro de 1945, estes campos somados continham um total aproximado de 85 mil prisioneiros. Cerca de 78 mil a 100 mil pessoas perderam a vida em Mauthausen, mortas pela dureza do trabalho escravo ali realizado. Mauthausen, ao contrário de outros campos nazistas que recebiam gente de todas as classes e categorias, era destinado apenas a integrantes da Intelligentsia dos países ocupados, pessoas da alta sociedade e maior grau de educação e cultura. Foi um dos primeiros complexos de campos de concentração da Alemanha nazista e o último a ser liberado pelos Aliados ao fim da guerra.”

O filme mostra Francesc Boix (Mario Casas) um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local. Um filme épico e que todo fotógrafo deve assistir.

O filme está disponível na Netflix e tem duração de 1h 50min.

Veja também os documentários abaixo: