A última atualização de software lançada pela Nikon para sua linha de câmeras está no olho do furacão. A nova versão do firmware (que prometia melhorar o aproveitamento da bateria das câmeras) está gerando algumas incompatibilidades com baterias alternativas do modelo Li-ion EN-EL 14a, fazendo com que deixem de funcionar.
Essa notícia se espalhou rapidamente na comunidade de usuários assim que o site Nikon Rumors repercutiu as queixas de alguns consumidores que utilizam baterias fornecidas por outros fabricantes. Segundo o site, o problema foi observado na versão 1.02 do firmware para os modelos D3100, D3200 e D5100, versão 1.01 no caso da D5200 e versão 1.3 para a Coolpix P7700, a única câmera compacta da lista.
O caso abriu um debate na comunidade de fotógrafos: a Nikon quer evitar o uso de material de terceiros ou trata-se apenas de um erro? Muita gente não hesitou em acusar a fabricante de má-fé. No entanto, foi verificado que o problema não afeta todas as baterias de terceiros, reforçando a hipótese de erro não intencional (alguns mais céticos preferiram interpretar como um bloqueio parcial para eliminar certos concorrentes).
Até agora, a Nikon não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto. Alguns usuários conseguiram reverter a situação reinstalando o firmware anterior, embora seja uma prática não recomendada. A sugestão é que não atualizem as câmeras até que a Nikon se manifeste de forma oficial e esclareça toda essa situação.