Durante o lançamento do seu novo sistema de câmeras mirrorless fullframe, a Nikon também anunciou o desenvolvimento da NIKKOR Z 58mm f/0.95 S Noct, que será a lente mais rápida já produzida pela Nikon.
O surgimento de uma lente ultrarrápida de baixa luminosidade já era esperada desde o início do ano, quando a Nikon registrou a marca “Noct”, anteriormente usada pela Noct-Nikkor 58mm f/1.2, de 1977, marca de lentes mais rápidas da Nikon, que será ressuscitada pela Série Z.
A nova NIKKOR Z 58mm f/0.95 S Noct será uma lente de foco manual, destinada a representar o máximo do que é possível com o novo Z Mount da Nikon, que possui umgrande diâmetro interno de 55mm e uma distância focal de flange curta de 16mm.
Pela primeira vez, a Nikon usa dois revestimentos anti-reflexo diferentes: um ARNEO e um Nano Crystal. Esses revestimentos são projetados para combater fantasmas e flare em várias direções – o ARNEO reduz a luz acidental vertical e o Nano Cristal aborda a luz incidental diagonal.
Há dois anéis na lente: um de foco de alta precisão e um anel de controle que pode ser atribuído a funções de controle, como abertura e exposição. Outros recursos e especificações da lente incluem um revestimento de flúor, um elemento de lente asférico e um botão Fn expandido (que pode receber funções).
A Nikon ainda não anunciou datas e preços, mas a lente deve chegar ao mercado em 2019. Alguns rumores indicam que a lente deve custar por volta de US$ 6 mil.